Notícias
Vídeos

Reconhecimento mundial tem um protagonista


Editorial de Julho

Por: Grupo Oficina Brasil - 01 de julho de 2022

Estamos fechando o primeiro semestre de 2022 e as notícias para o mercado de reposição não poderiam ser melhores, prova disso é o crescimento acumulado de 5,98% do movimento das oficinas neste período.

Se considerarmos que este desempenho se dá sobre a base de 2021, quando o setor de linha leve e comerciais leves experimentou aumento da demanda na ordem de 12,8%, isto torna esta marca ainda mais expressiva. 

Outros indicadores como falta de peças, inadimplência, inflação, etc... não estão comprometendo os serviços tampouco a demanda de autopeças e lubrificantes, o que nos faz projetar novo crescimento de dois dígitos para 2022, principalmente considerando que o segundo semestre costuma ser mais aquecido. 

Nós da CINAU, e por meio do PULSO DO AFTERMARKET, há dois anos só trazemos boas notícias para o mercado e chega um momento em que começamos a nos perguntar: mas será que é tudo isso mesmo? Nosso setor é tão pujante assim?

Pois no dia sete de julho o jornal O Estado de São Paulo trouxe uma matéria com o título “Setor de autopeças cresce e vira alvo de grandes fundos de investimento”.  O conteúdo surpreende pelos números e visibilidade mundial alcançada por nosso mercado de reposição. 

Já um estudo da americana “Auto Care” estima que o aftermarket automotivo brasileiro é o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão. 

Estes registros nos dão uma dimensão da força de nosso segmento e para nós da CINAU a certeza da solidez de nossas informações, afinal se a oficina brasileira só faz crescer, como prova nosso PULSO DO AFTERMARKET, estes resultados não surpreendem, afinal o resultado do mercado de reposição é o somatório do que acontece em 75 mil estabelecimentos. 

Não há dúvidas que esta visibilidade e projeções mundiais vão trazer novas oportunidades de negócios para nossa indústria.

Ameaças? É claro que elas existem e algumas podem comprometer o futuro de sua empresa, mesmo neste cenário positivo e neste sentido a informação é sempre um importante mitigador de riscos e identificador de oportunidades.

De nossa parte ficamos entusiasmados com estas notícias, afinal somos uma empresa 100% dedicada ao aftermarket nacional, onde há mais de 30 anos oferecemos um amplo espectro de serviços que vão da comunicação passando pela informação, BI, treinamento até a geração de negócios.

Graças a este trabalho de geração de valor para a oficina o GOB é reconhecido como o grande parceiro do reparador independente.

É por isso que neste momento de projeção internacional do aftermarket brasileiro, não podemos deixar de creditar este trunfo ao verdadeiros protagonistas desta conquista: os reparadores independentes e nossas 75 mil oficinas.

Destacamos também nesta edição os resultados da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS (parte 2) que traz uma visão geral da presença das marcas e modelos importados, “premium” chineses e “de nicho”.

O que chama atenção é a quantidade de oficinas independentes que estão atendendo estes veículos onde o desafio de reparo é muito superior aos dos veículos “comuns”. As informações também abordam os hábitos de compra de peças, o que representa uma oportunidade de negócios para as redes de concessionárias destas marcas, assim como importadores, distribuidores e varejistas.

Boa leitura e até a próxima edição!

Grupo Oficina Brasil