Notícias
Vídeos

Círculo virtuoso de informações


Criada em 1999 nossa CINAU – Central de Inteligência Automotiva, nasceu como uma atividade complementar ao nosso projeto de relacionamento com a base geradora de demanda do mercado de reposição, ou seja, as oficinas mecânicas.

Por: Grupo Oficina Brasil - 02 de maio de 2022

Fazer pesquisa de mercado muitas empresas estão totalmente aptas a fazer, porém o principal diferencial da CINAU decorre de nosso principal “asset” que é a forma como somos percebidos pelas oficinas, em verdade em nosso processo de conversão de clientes, modernamente chamado de inbound marketing, não só “convertemos” para nossa proposta de valor as oficinas e profissionais mais qualificados mas passamos a cultivar fãs.   

Este ambiente de good will é fruto de nossas ações e principalmente de uma sintonia de comunicação, pois aprendemos a nos comunicar de “igual pra igual” com os profissionais do setor, pois dividimos a mesma paixão pela mecânica automotiva, a atividade da reparação, o desafio profissional de crescer neste ambiente tendo como foco a reparação de veículos e tudo o que diz respeito ao universo do aftermarket automotivo. 

Porém inicialmente estas ações não foram uma coisa “pensada” como um projeto sofisticado e eficiente de Marketing Direto, mas o fruto da própria experiência de vida de nosso fundador como mecânico apaixonado de aviões e automóveis.

É claro que sobre esta base de paixão pela mecânica e a figura humana do reparador automotivo foi erguida toda uma outra estrutura altamente complexa e eficiente de Marketing Direto que em última análise, e por afinidade,  cria um profícuo diálogo entre o GOB e a comunidade de reparadores brasileiros.   

E a unidade de negócios do GOB encarregada de processar “cientificamente” este diálogo é a nossa CINAU que há mais de 25 anos presta serviços de pesquisa de marketing, BI – Business Intelligence e mais recentemente  CONSULTORIA para empresas do setor.

Além dos trabalhos sob demanda em 2002 a CINAU lançava a pesquisa pública IMAGEM DAS MONTADORAS com a missão de provar com dados a importância do reparador independente como maior influenciador da venda de carros novos e formação de preço no mercado de usados e seminovos. 

Em 2009 foi vez do surgimento do “IGD” – Indicador Geral de Demanda, que acabou evoluindo para o PULSO DO AFTERMARKET em 2020.

Na esteira das pesquisas públicas em 2006 apresentávamos ao mercado a primeira versão do MARCAS NA OFICINA para avaliação do “brand awareness” (Top Of Mind) nas oficinas das empresas de autopeças, lubrificantes, pneus, equipamentos etc. 

Ao longo do tempo esta pesquisa evoluiu e passou a incluir outras informações como preferência de compra (buy trend share) e se tornou referência em nosso setor tornando material de consulta indispensável para os profissionais da cadeia de reposição.

Este mês trazemos a 16ª. edição da pesquisa MARCAS NA OFICINA que você pode ler na íntegra clique aqui.

Leiam com atenção o trabalho e vejam como a equipe da CINAU não ficou acomodada ao longo de tantos anos de sucesso e reconhecimento e num arroubo corajoso e “disruptivo” mudou significativamente o foco do trabalho.

Se nosso esforço foi para melhor, quem vai julgar são os senhores que irão consumir estas informações e que tem como foco o incansável aprimoramento do estudo da formação da demanda no mercado de reposição.

Ficaremos muito felizes em receber seus feedbacks e principalmente críticas pois só podemos aprimorar nosso trabalho quando nossos erros são apontados, afinal muitas vezes a intenção é boa, mas sua execução nem tanto e neste sentido a equipe da CINAU fica disposição pelo e-mail cinau@cinau.com.br 

Corrigir e aprimorar continuamente sua forma de atuar é uma característica das empresas sustentáveis e este é traço da “personalidade” do Grupo Oficina Brasil, mas o que não tem similar no mercado é a receptividade com que nossos pesquisadores são recebidos nas oficinas.

Como dissemos no início deste editorial é graças aos nossos fãs que podemos tornar um diálogo amistoso em dados científicos de mercado por meio de trabalhos sistemáticos e públicos de pesquisa que revertem em prol da própria comunidade de reparadores, criando-se assim um círculo virtuoso de informação e evolução. 

Grupo Oficina Brasil