Notícias
Vídeos

Super dica: novo método de fasagem para motor Fire 8V


Após efetuar algumas trocas de correia dentada nos propulsores da família Fiat EVO

Por: Da Redação - 22 de setembro de 2016


Problema:
Após efetuar algumas trocas de correia dentada nos propulsores da família Fiat EVO, que exigem o uso de ferramentas específicas para o correto enquadramento do motor, reparador passou a questionar o método tradicional para acertar o sincronismo dos antigos motores Fire 8V, retirando velas e utilizando relógio comparador para localizar o PMS. Além de trabalhoso, exigia muita atenção para evitar erros, pois o virabrequim permanecia livre.

Diagnóstico: Usando raciocínio lógico e muita experiência, reparador fez uma descoberta muito criativa e genial que vai facilitar a vida de muitos reparadores, eliminando a necessidade de uso do relógio comparador.

Solução: Para travar o motor Fire 8V no PMS, reparador imaginava fazer algumas adaptações na ferramenta de fasagem do motor EVO (foto 5), mas para sua surpresa, bastava virar a ferramenta ao contrário, que até mesmo a furação do pino posicionador, que era diferente, batia no exatamente no ponto necessário. Esta brilhante descoberta foi bastante elogiada e comemorada pelos participantes do Fórum.

Foto 5