Defeito: Quando a ECM não manda pulso para as bobinas de ignição, o caminho natural é condená-lo eu enviá-lo a um especialista em módulos. Mas será que é possível efetuar uma análise com mais profundidade, antes de se chegar a este laudo? E o melhor, seria possível fazer esta análise sem abrir o módulo?
Diagnóstico: Participante especialista em sistemas eletrônicos ensina como fazer um diagnóstico simples com um multímetro, testando os transistores pertencentes ao sistema de pulsos enviados para a bobina de ignição em módulos Bosch Motronic ME 7.9.9, e o amis importante: sem abrir o módulo!
Solução:
Pulsos Ignição 01 - Mosfet 01
Dreno contra Source
Ponta Preta - Pino 121
Ponta Vermelha - Pino 02
Valor: 0,457V
A ordem inversa resulta em valor infinito.
Dreno contra Ground
Ponta Preta - Pino 121
Ponta Vermelha - Pino 88
Valor: 0,457V
A ordem inversa resulta em valor infinito.
Source contra Ground
Ponta Preta - Pino 2
Ponta Vermelha - Pino 88
Valor: 0V - Resistência Zero
A ordem inversa nada modifica.
Pulsos Ignição 02- Mosfet 02
Dreno contra Source
Ponta Preta - Pino 116
Ponta Vermelha - Pino 02
Valor: 0,457V
A ordem inversa resulta em valor infinito.
Dreno contra Ground
Ponta Preta - Pino 116
Ponta Vermelha - Pino 88
Valor: 0,457V
A ordem inversa resulta em valor infinito.
Source contra Ground
Ponta Preta - Pino 2
Ponta Vermelha - Pino 88
Valor: 0V - Resistência Zero
A ordem inversa nada modifica.
CI de Pulsos
Controlados 74HC240D
Para se testar a integridade do componente 74HC240D, responsável por controlar o envio de pulsos aos Mosfets, basta fazer:
Ponta preta - Pino 4
Ponta vermelha - Pino 88
Valor: 0,457V
A ordem inversa resulta em valor infinito.