Notícias
Vídeos

Segredos para um Teste de Ignição em um Sistema Bosch ME 7.9.9


Quando a ECM não manda pulso para as bobinas de ignição, o caminho natural é condená-lo eu enviá-lo a um especialista em módulos.

Por: Da Redação - 13 de abril de 2016


Defeito:
Quando a ECM não manda pulso para as bobinas de ignição, o caminho natural é condená-lo eu enviá-lo a um especialista em módulos. Mas será que é possível efetuar uma análise com mais profundidade, antes de se chegar a este laudo? E o melhor, seria possível fazer esta análise sem abrir o módulo? 

 

Diagnóstico: Participante especialista em sistemas eletrônicos ensina como fazer um diagnóstico simples com um multímetro, testando os transistores pertencentes ao sistema de pulsos enviados para a bobina de ignição em módulos Bosch Motronic ME 7.9.9, e o amis importante: sem abrir o módulo!

 

Solução: 

Pulsos Ignição 01 - Mosfet 01

Dreno contra Source

Ponta Preta - Pino 121

Ponta Vermelha - Pino 02

Valor: 0,457V

A ordem inversa resulta em valor infinito.

 

Dreno contra Ground

Ponta Preta - Pino 121

Ponta Vermelha - Pino 88

Valor: 0,457V

A ordem inversa resulta em valor infinito.

 

Source contra Ground

Ponta Preta - Pino 2

Ponta Vermelha - Pino 88

Valor: 0V - Resistência Zero

A ordem inversa nada modifica.

 

Pulsos Ignição 02- Mosfet 02

 

Dreno contra Source

Ponta Preta - Pino 116

Ponta Vermelha - Pino 02

Valor: 0,457V

A ordem inversa resulta em valor infinito.

 

Dreno contra Ground

Ponta Preta - Pino 116

Ponta Vermelha - Pino 88

Valor: 0,457V

A ordem inversa resulta em valor infinito.

 

Source contra Ground

Ponta Preta - Pino 2

Ponta Vermelha - Pino 88

Valor: 0V - Resistência Zero

A ordem inversa nada modifica.

 

CI de Pulsos 

Controlados 74HC240D

Para se testar a integridade do componente 74HC240D, responsável por controlar o envio de pulsos aos Mosfets, basta fazer:

Ponta preta - Pino 4

Ponta vermelha - Pino 88

Valor: 0,457V

A ordem inversa resulta em valor infinito.