Notícias
Vídeos

Renault Fluence com dificuldade para funcionar


Saiba como foi solucionado o defeito do Fluence

Por: Da Redação - 06 de dezembro de 2017

Defeito: Este modelo é o sedan Dynamique 2.0 flex automático que estava com o fusível de partida rompido e após o reparo o carro funcionou, mas quando está quente e se desligar, o motor gira mas não pega e é preciso acionar o pedal do acelerador até o final para que o motor funcione e dá a impressão de que o motor está afogado.

Diagnóstico: Os bicos foram limpos e verificada a estanqueidade, testes realizados no sensor MAP, na sonda lambda e funcionam normalmente.

Como o problema inicial foi o fusível da partida que estava queimado, o importante seria descobrir porque ele queimou, pois ele dificilmente queima. Importante medir a corrente do motor de partida e também conferir os aterramentos. Há casos que este fusível queima quando o motor tem calço hidráulico.

Devido à dificuldade de funcionamento do motor na fase quente, é importante desativar o sistema de partida a frio para comprovar que este sistema não está interferindo na partida do motor

Solução: Depois de passar por teste na parte elétrica e eletrônica do motor, o defeito foi identificado: foi causado por um problema totalmente mecânico e era na junta do cabeçote que no começo estava com um pequeno vazamento e logo depois a junta se rompeu e o problema ficou mais evidente.

Com a desmontagem do cabeçote e a remoção da junta foi possível visualizar o local do rompimento da junta. Agora é só enviar o cabeçote para a retífica e verificar se houve empenamento, e depois montar com uma junta nova e torcer para que tudo volte a funcionar sem problemas.