Notícias
Vídeos

Peugeot acusando tanque vazio


O veículo da Peugeot chegou à oficina apresentando falha no painel de instrumentos, o marcador de combustível não mostrava o nível real de combustível, indicando sempre que o tanque estava vazio.  

Por: Da Redação - 22 de novembro de 2019

Após iniciar o diagnóstico, o reparador realizou a troca da boia do tanque de combustível, mas o problema persistiu, o painel ainda acusava reservatório em nível vazio. 

Diagnóstico

Após tentar várias vezes localizar e corrigir o problema, sem sucesso, o reparador decidiu pedir ajuda a seus colegas de profissão através do Fórum, onde relatou o problema e os procedimentos adotados. 

Um companheiro de profissão ressaltou a importância do reparador possuir um scanner automotivo, recomendou que após acessar o sistema com o scanner, o reparador deveria acessar o sistema de injeção e painel do veículo para verificar se havia algum código de falhas referente ao sensor de nível de combustível gravados na memória do módulo. 

Também recomendou que, através do scanner, o reparador realizasse testes no painel para verificar se o ponteiro de nível de combustível iria se movimentar, mas esse procedimento só seria possível em um scanner bem atualizado. 

Aproveitando as dicas, o companheiro finalizou recomendando que, quando retirasse o conjunto da bomba de combustível, o reparador mudasse manualmente o sensor de nível da posição vazio para cheio para verificar se ocorreriam mudanças no ponteiro do painel e caso não acontecesse nada em nenhum dos casos, que enviasse o painel para um especialista. 

Outro colega do Fórum, ao ler o relato, indicou ao reparador que fizesse a apresentação do sensor de nível no sistema, utilizando aparelho específico para o procedimento, ou que levasse para algum reparador que possuísse as ferramentas específicas, caso necessário. 

Solução

Logo em seguida o reparador retornou ao Fórum para responder seus companheiros de profissão e informou que possui um scanner modelo Master Scan Gold da Planatc, o qual usou para acessar o sistema e não constatou qualquer código de falhas. 

O reparador ainda complementou que após pesquisar um pouco e testando o veículo, descobriu um pino no gargalo do tanque o qual a tampa não estava pressionando corretamente, dessa forma o sistema entendia que o veículo estava sendo abastecido e não apresentava a leitura do nível de combustível no tanque.