Direto do Fórum - Da Redação

Iveco Daily 70C17 2013/2014 cortando giro

Motor passou pelo procedimento de retífica (reforma), mas em funcionamento

Defeito: Motor passou pelo procedimento de retífica (reforma), mas em funcionamento, quando atingia 3.000 rpm, o sistema de injeção cortava a rotação. O scanner apontou falha no sensor de rotação, que foi trocado por um novo, mas sem sucesso. 

Diagnóstico: Em contato com concessionárias da marca, foram sugeridos apenas o ajuste do ponto, que foi exaustivamente checado, mas estava correto. Por precaução, reparador havia inclusive instalado um kit de correia novo. Em consulta ao Fórum, participantes experientes relataram que pelo sintoma, a causa provável estaria acontecendo no processo de leitura entre a roda fônica e o sensor de fase. Os componentes foram inspecionados, bem como a folga entre eles, mas nada de anormal foi detectado.

Solução: Diante do impasse, a roda fônica foi desmontada e submetida a um exame mais minucioso em laboratório, e com o auxílio de um microscópio foi possível detectar que um dos dentes apresentava uma avaria imperceptível a olho nu, mas suficiente para prejudicar a leitura pelo sensor. A roda fônica foi substituída por uma nova, e a falha foi solucionada.

 

comentários
Avaliar:

Comentários