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HB20 sem sinal de velocidade


Veja como foi solucionado o problema do hatch da Hyundai

Por: Da Redação - 07 de dezembro de 2017

Defeito: Hyundai HB 20 ano 2013 com motor 1.0 de 3 cilindros e sem ABS apresentou código de falhas C2159. Este carro usa um sensor no câmbio que envia o sinal para o painel e usa outro sensor na roda dianteira direita para indicar a velocidade e este sensor foi trocado e mesmo assim não gera sinal para a UCE.

Diagnóstico: O painel foi testado e não apresentou defeito, a roda fônica da homocinética também foi verificada e o chicote também está em ordem. Fica uma dúvida: se o sensor é o mesmo do carro com ABS, pois no esquema elétrico não mostra se esse sensor trabalha com alimentação ou é indutivo e na saída do conector da UCE não tem alimentação, será este o defeito?

Outro caminho era testar com o multímetro o sensor que foi trocado e comparar com o novo e assim foi feito.

O sensor possui dois fios e não apresenta tensão na saída do chicote que vem do módulo. Lembrando que este carro chegou à oficina com todos os sensores fora sem instalar e por isso surgiu mais uma dúvida: se esse carro possui ABS ou não, visto que o sensor que foi comprado é para carro com ABS e o balconista informou que era o mesmo.

Solução: depois de muita persistência o problema foi resolvido e esse modelo de carro não tem ABS e mesmo com o apoio da Bosch, que é fabricante do modulo e informou que desconhece este modelo e não tem material técnico deste modelo.

Pesquisando na internet foi descoberto que no Jornal Oficina Brasil uma matéria da Doutor-IE disponibilizou o esquema elétrico completo da UCE e inclusive deste modelo sem ABS.

Analisando o esquema elétrico foi possível verificar que saem dois fios da UCE que vão para o sensor da roda dianteira direita sem indicação de polaridade, sugerindo que seja um sensor indutivo e não ativo como os aplicados nos carros com ABS.

Na verdade existe um sensor específico para este modelo de carro e não é o mesmo do ABS.

Com a troca do sensor correto, o carro continuava sem sinal e colocando no elevador com o motor funcionando e as rodas girando, a luz da injeção ficava acesa gerando falha no sensor de velocidade.

Para finalizar foi feito um reset com o scanner e o sistema reconheceu o sensor mas logo apresentou falhas de ignição e foi preciso trocar as velas, limpar os bicos e o corpo de borboleta. Depois de tudo isso o carro voltou a funcionar sem problemas.