DIAGNÓSTICO
O veículo chegou à oficina após apresentar consumo excessivo de óleo posterior a um procedimento de retífica, então o reparador, de imediato, trocou a tampa de válvula e desmontou o motor para aferir novamente as medidas, porém não encontrou nada fora do normal.
Nesse caso incomum, o reparador optou por buscar ajuda no Fórum OB, relatando todo o caso para seus colegas de profissão.
Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer:
O primeiro colega a deixar sua sugestão, informou que é relativamente normal um certo consumo de óleo até o assentamento dos anéis, mas informou que da forma que estava (1 litro a cada 200 km) possivelmente tem algum problema de medida entre camisa/pistão.
O segundo colega orientou reverificar as medidas pois ele já teve experiências ruins com retífica.
A terceira sugestão orientou verificar o brunimento das camisas, se estiver muito áspero ele pode vir a danificar os anéis, assim somente trocando-os novamente o problema será resolvido.
Outra informação relevante é analisar os guias e retentores de válvulas, para analisar suas condições de trabalho e vedação.
Foi orientado também um teste de vazão dos cilindros.
Além desses testes práticos, foi citado mais de uma vez no fórum para que verificasse a condição do diafragma da tampa de válvula.
SOLUÇÃO
Baseando-se nas dicas dos colegas, o primeiro item analisado pelo reparador foi o diafragma da tampa de válvula, no qual foi identificado um problema na peça recém-colocada.
Posterior a isso o reparador conferiu e trocou os anéis de segmento dos pistões, o que colocou fim ao problema de consumo de óleo.