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Audi A3 com start stop, após a troca da bateria não funcionava


O sedan da montadora alemã, equipado com o motor EA888 e sistema Star Stop, de 180cv quando abastecido com gasolina, parou de entrar em funcionamento após a troca da bateria

Por: Da redação - 12 de agosto de 2023

DIAGNÓSTICO:

O veículo chegou à oficina após descarregar a bateria, porém após a substituição ele não entrou em funcionamento.  
O veículo apresenta uma iminência de partida, mas não atinge sua plena função, então o reparador desconfiou que por se tratar sistema start stop o veículo usa uma bateria própria para carros com essa tecnologia, e que após a substituição deve ser feita uma programação. 
Diante dessa situação o reparador optou por consultar o Fórum OB a fim de saber como solucionar esse caso. 
Após postar o caso em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer: 
O primeiro colega indicou consultar se a bateria está com a aplicação correta e orientou a realizar uma apresentação de bateria via scanner, mas informou que mesmo sem esses procedimentos o veículo era para entrar em funcionamento mesmo assim. 
Foi orientado também a conferência dos conectores do sensor de rotação. 
Outro colega orientou medir a pressão de baixa da bomba de combustível, informou que o normal é entre 4 e 6 bar, e indicou trocar o sensor ou analisar a bomba de combustível caso estiver com valor de pressão abaixo do informado. 

SOLUÇÃO:

Após receber as dicas do Fórum, e trocar ideia com o pessoal participante, o reparador deu continuidade no caso do Audi e passou o scaner no carro e nenhum DTC foi indicado. 
A título de teste o reparador resolveu desligar o sensor de baixa pressão da linha de combustível e para surpresa o veículo entrou em funcionamento apresentando aceleração, porém ao religar o sensor o motor desliga e o veículo não entra mais em funcionamento  
O reparador orientou também que a bateria colocada estava correta, sendo essa uma  AGM 70 AH para veículos com sistema Start Stop. 
Dando continuidade no diagnóstico do veículo, após medir a pressão do combustível da linha de baixa foi identificado que estava dentro dos parâmetros indicados pelos amigos do Fórum.  
Foi identificado também que não havia pulsação nos bicos da injeção indireta (o veículo trabalha com injeção mista direta+indireta). 
A princípio foi imaginado que o módulo tivesse queimado ou entrado em modo de proteção/emergência e então seguindo com a análise, o reparador resolveu tirar os injetores da linha de baixa pressão e foi identificado que eles estavam travados após colocá-los na máquina de limpeza.  
Presumiu-se que a central desabilita o pulso deles quando essa situação acontece. 
Após a limpeza dos injetores em máquina ultrassônica, eles voltaram a funcionar, foram reinstalados no veículo e o mesmo entrou em funcionamento. 
Após a resolução do caso o reparador agradeceu a todos que acompanharam o caso e que contribuíram com sugestões