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Troca prematura de embreagem no Mustang Shelby GT 500 por descaso do dono


Este Mustang Shelby GT500 KR (sigla para Knight Rider - A Super Máquina, usado no filme e na série nos Estados Unidos), encontrado na oficina independente precisou de manutenção para troca de embreagem, discos e pastilhas de freio com 29.000Km. Aconpanhe o que aconteceu nesta matéria

Por: Da Redação - 15 de junho de 2013

Equipado com um motor Ford 5.4 V8 32 válvulas Supercharger DOHC, 5409 cilindradas, desenvolve 547cv e torque de 78,5 kgfm. Possui velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente e câmbio mecânico de seis marchas. Seu peso é de 1.730 kg e a suspensão dianteira é do tipo McPherson, independente com braços inferiores em “L” invertido e na traseira de um eixo sólido de três articulações com uma barra Panhard, para impedir o movimento lateral. As suspensões traseiras e dianteiras usam barras estabilizadoras para evitar a rolagem da carroceria.

Agora que você sabe as principais características mecânicas que este superesportivo oferece, deu até vontade de ter um, e acelerar muito com ele. Mas com todo o cuidado para não estragar, não é mesmo?

FERA FERIDA
Encontramos na oficina Frison Convenience, localizada na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo, um raro exemplar do Mustang Shelby GT500 KR, ano 2008 (leia abaixo mais detalhes sobre este modelo), para realizar a troca de embreagem, discos e pastilhas de freio.

Embora o carro tenha apenas 29.000 quilômetros rodados, este componente já está gasto porque, segundo o reparador Wellington Ribeiro Santos (responsável pela execução do procedimento), o proprietário dirige o veículo sem a menor cautela, provavelmente “queimando” a embreagem nas saídas, pois tanto o platô, quanto o disco apresentam marcas de superaquecimento. Até mesmo porque nesta mesma visita à oficina, também foi realizada a troca de discos e pastilhas de freio.

O kit de embreagem com atuador hidráulico incluso para este Shelby GT500 foi importado diretamente dos Estados Unidos, onde é muito fácil e barato encontrar peças para este e todos os modelos Mustang, um clássico ‘Muscle Car’ americano: menos de US$400 (lá, é claro) + impostos e frete. Se comprado aqui no Brasil, o kit (sem o atuador) não sai por menos de R$6.000. Nada mal para um carro deste porte!

ESCAPE
Para realizar a troca da embreagem, primeiramente é necessária a remoção do escapamento, situação esta que é pouco comum nos veículos mais simples. Imagine se em todos os veículos fosse necessário este tipo de remoção para dar sequência na manutenção? Seria um pesadelo!

Acompanhe então este penoso procedimento:

1) Retire as duas sondas lambdas antes da entrada do catalisador. 1A) Solte as presilhas dos chicotes nas outras duas sondas lambdas (após o catalisador);

2) Afrouxe (sem remover) os dois parafusos que conectam o coletor aos catalisadores, em ambas as saídas do escape;

3) Remova os parafusos que seguram o escapamento à carroceria, na parte central do Mustang;

4) Faça uma marcação na posição em que está instalada a barra de proteção do câmbio. 4A) Em seguida, tire a barra;

5) Solte os parafusos e a trava da luva de fixação do escape. 5A) No detalhe, a luva;

6) Com a ajuda de outro reparador, separe o cano de saída do escape e o intermediário;

7) Enquanto um reparador segura o cano de saída, o outro retira definitivamente os parafusos que ligam o coletor aos catalisadores. 7A) Guarde o cano de saída;

8) Para evitar acidentes e aumentar a área de trabalho, remova as chapas defletoras de calor do catalisador;

9) Faça uma marca para identificar a posição do eixo cardã na saída do câmbio. 9A) Retire os parafusos;

10) Desligue o cardã no diferencial traseiro soltando seus seis parafusos;

11) Desparafuse a braçadeira que segura o cardã;

12) Remova o cardã;

13) Desligue a alavanca de seleção de marchas (trambulador).

TRANSMISSÃO
Em seguida, passamos para a retirada do câmbio manual de seis marchas, que permitirá o acesso à embreagem.

14) Retire os parafusos do defletor da caixa seca;

15) Desligue os terminais dos sensores de velocidade e de marcha a ré;

16) Desconecte a haste de apoio do trambulador;

17) Solte os parafusos do suporte do câmbio. A caixa de transmissão cederá um pouco porque permanecerá conectada somente ao motor, e seus coxins suportarão o peso;

18) Retire os parafusos que fixam o motor de arranque na caixa seca. O acesso para este procedimento é muito restrito, exige paciência. 18A) Remova o motor de arranque;

19) Com o uso de um prolongador (de aproximadamente 1 metro) solte os oito parafusos do entorno da caixa seca. Retire seis e deixe 2 para manter o câmbio na posição;

20) Solte as duas presilhas plásticas que prendem o chicote dos sensores (da etapa 15) à caixa de transmissão;

21) Puxe a trava que segura o flexível no atuador da embreagem;

22) Solte o flexível e... 22A) ... encaixe uma presilha plástica no flexível, para evitar o vazamento do fluido (uma presilha de revestimento de porta serve). Utilizando uma cinta plástica (enforca gato), prenda o flexível a alguma parte fixa do chassi que não será removida, para que o flexível não enrosque durante o procedimento de desmontagem;

23) Cuidadosamente, retire a presilha da sonda lambda que está fixada à caixa de câmbio;

24) Para facilitar a retirada e recolocação da caixa de transmissão... 24A) solte os parafusos que seguram o agregado da suspensão e baixe-o;

25) Enquanto outros reparadores seguram a transmissão, solte os dois parafusos restantes que estavam mantendo-a na posição... 25A) ... e com todos movimentando-a para cima e para baixo, a transmissão será removida;

26) Solte os parafusos... 26A) e retire a velha e cansada embreagem.

NOVA
Atualmente, o kit de embreagem original deste Mustang é composto por disco, platô, rolamento do eixo piloto, uma guia plástica (ferramenta preta, para manter o conjunto centralizado durante a montagem) e também o atuador, que será substituído mais adiante.

1) A remoção do rolamento do eixo piloto oferece certa resistência, então Wellington utiliza uma repuxadeira (ferramenta de Martelinho de Ouro) com uma ponta curvada (desenvolvida por ele, já que não tem uma ferramenta específica ou um saca-polia tão pequeno);

2) Substitua o rolamento... 2A) ... batendo cuidadosamente sobre uma “bolacha” de metal apoiada na superfície do rolamento. Jamais bata com o martelo diretamente sobre a lateral do rolamento, para não danificá-lo;

3) Passe uma lixa de grana fina para remover impurezas e sujeira sobre a superfície do volante;

4) Com um pano limpo, aplique desengraxante sobre a superfície lixada. 4A) Limpe também a superfície do disco novo. Não utilize querosene ou derivados de petróleo, que deixa a superfície oleosa;

5) Insira a guia plástica (preta) no centro do disco da embreagem. Encaixe-a no rolamento, já instalado anteriormente;

6) Mantendo a guia plástica, instale o platô. Coloque os parafusos manualmente;

7) Encoste os parafusos sequencialmente e um pouco de cada vez, para que o conjunto apoie por igual sobre o volante. O aperto final será feito posteriormente. “Este procedimento é muito importante, pois é perigoso o conjunto ser montado torto ou até mesmo quebrar a base do platô. Eu já recebi outro Mustang Shelby que veio aqui pouco depois de um serviço de outra oficina e, após rodar 200 quilômetros, a embreagem estava detonada. Eu tive de refazer o serviço de outro reparador. O cuidado é essencial”, alerta Wellington;

8) Peça para outro reparador manter fixa a posição da roda dentada do volante, utilizando uma chave de fenda... 8A) ... e faça o aperto final utilizando um torquímetro, calibrado em 60 Nm;

9) Retire a guia plástica.

ATUAÇÃO
Em veículos mais potentes, como no caso deste Mustang Shelby 500GT, a embreagem é diferente do que em um carro comum, sendo ela mais reforçada para suportar o maior torque e tração do motor. O reparador Wellington comenta sobre o desgaste deste componente:

“Quando esta embreagem está ruim, gasta, as molas trepidam muito e, em alguns casos, chegam a quebrar. Em motores mais potentes, como este, existem duas molas em cada compartimento, para amortecer e evitar trancos no momento em que a rotação do motor une-se à da embreagem”, aponta (A). “Esta embreagem está bem gasta, tanto que até já sumiram os frisos de refrigeração. Alguns reparadores levam em conta o desgaste dos rebites da embreagem, mas, neste caso, deve-se observar estes frisos para avaliar o desgaste”, ensina Wellington (B).

DICA 1: O atuador hidráulico trabalha apoiado constantemente no platô e por isso também sofre desgaste (onde aponta Wellington). É recomendável sempre executar a substituição do atuador quando trocar a embreagem. Assim, o reparador garante a qualidade do trabalho realizado.

1) Remova os dois parafusos que seguram o atuador;

2) Solte a trava do conector, na carcaça da transmissão;

3) Substitua o antigo atuador pelo novo;

4) Posicione o atuador e recoloque a trava;

5) Aperte os parafusos e aplique um pouco de graxa no eixo, para facilitar o encaixe e montagem no carro.

FORÇA!
Para a recolocação da transmissão, é necessária a força de várias pessoas. Então chame a galera para te ajudar.

1) Neste caso, foi preciso quatro reparadores para erguer o câmbio;

2) Enquanto os três ajudantes mantêm a caixa na posição, Wellington rosqueia os parafusos no entorno, fazendo o aperto em apenas um;

3) Com o prolongador de um metro, aperte os parafusos com difícil acesso, na parte superior da caixa;

4 e 4A) Encaixe todos os chicotes elétricos, 4B) terminais, 4C) e a presilha da sonda lambda acoplada ao câmbio;

5) Parafuse o motor de arranque ao câmbio;

6) Corte a cinta plástica (enforca gato) e retire a presilha. Recoloque o flexível no atuador da embreagem e pressione a trava metálica;

7) Recoloque os parafusos do defletor da caixa seca;

8) Em dois reparadores, enquanto o primeiro ergue o câmbio, o outro coloca os parafusos da travessa que suporta o câmbio. 8A) Em seguida, faça o aperto final;

9) Reaperte os parafusos... 9A) ... do agregado da suspensão (em ambos os lados);

10) Recoloque o parafuso da haste de apoio do trambulador;

11) Conecte a alavanca de seleção de marchas;

12) Parafuse manualmente o eixo cardã ao diferencial traseiro... 12A) ... e ao câmbio... 12B) ...obedecendo a marcação realizada anteriormente. O aperto final será feito posteriormente;

13) Monte a braçadeira que segura o cardã. 13A) Em seguida, fixe-a à carroceria;

14) Faça o aperto final no eixo cardã, tanto lado do diferencial... 14A) ... quanto na transmissão;

15) Parafuse a barra de proteção do câmbio... 15A) ... de acordo com a marca da posição;

16) Recoloque as chapas defletoras de calor dos catalisadores;

17) Religue o cano de saída do escape ao coletor... 17A) ... e coloque os parafusos manualmente;

18) Encaixe a trava da luva de fixação do escape. 18A) Aperte os parafusos que vão fixos à carroceria;

19) Aperte os parafusos que ligam os catalisadores ao coletor de escape;

20) Instale as sondas Lambda na entrada do catalisador;

21) Conecte os terminais das quatro sondas Lambda;

22) Encaixe o chicote da sonda Lambda no engate do chicote elétrico que está fixo na carroceria.

DICA 2: Para completar o nível de fluido da transmissão, utilizar lubrificante ATF TQ Tipo A, para transmissões automáticas e sistemas de direção hidráulica.