Goodyear e ZF apresentam solução única para monitoramento de pneus em tempo real

Multinacionais lançam parceria no Brasil, oferecendo tecnologia integrada para monitoramento de pneus e geolocalização de veículos em tempo real, com o diferencial de equipe dedicada para assessoria ativa em alertas e acesso à Rede Goodyear para serviços preventivos e corretivos

public/img/noticias/Goodyear_ZF.jpg-0980


A Goodyear, é reconhecida pelo desenvolvimento de pneus inovadores, seguros e de alto desempenho, e a ZF, empresa de tecnologia global que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e industriais firmam parceria estratégica no Brasil e unem suas capacidades de excelência em inovação.

Essa parceria fortalece a criação e a oferta de soluções avançadas de gestão de frotas levando ao mercado nacional de caminhões, conhecimentos e investimentos em tecnologia, orientada por dados, oferecendo uma solução única e personalizada para operações mais eficientes e sustentáveis, combinando pneus, serviços e tecnologia; antecipando assim, a necessidade de seus clientes.
 

A Solução lançada pelas empresas é composta por:

Instalação do SCALAR EVO Pulse e sensores nas rodas, onde é possível monitorar pressão, temperatura e localização dos pneus em tempo real.
 

1. Esses dados são enviados para uma plataforma web da Goodyear, a Goodyear Mobility Cloud, onde o gestor da frota poderá monitorar em tempo real: veículos e pneus conectados, pressão, temperatura de cada pneu e localização do veículo.
 

2. Caso existam alertas de perda de pressão (rápida ou lenta), variação da temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os profissionais indicados pela frota recebem os alertas por e-mail em tempo real, para que tomem as devidas iniciativas.

3. Adicionalmente, a Goodyear inclui em sua proposta de valor, um acompanhamento humano nos alertas, visando auxiliar ativamente seus clientes na integração tecnológica e alavancar sua gestão de pneus, visando a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.


Essa solução integrada permite que as empresas alcancem operações mais eficientes e sustentáveis. A redução dos custos com pneus é um benefício direto, pois com a informação de um pneu rodando a uma pressão correta naquela operação, aumenta-se sua performance em quilometragem. Além do impacto positivo na conta de combustível, um dos maiores custos operacionais dos transportadores. Esses benefícios financeiros alcançados são mais que suficientes para investir nessa solução.


public/img/noticias/Imagem_RELEASE.png-a1e3


Adicionalmente, os clientes contam com outros benefícios indiretos como:

Maior segurança ao transportar suas cargas com pneus corretamente calibrados;

  1. Monitoramento das carretas em tempo real, solução antes presente principalmente nos cavalos;
  2. Acompanhamento da temperatura, identificando antecipadamente o superaquecimento do conjunto freio, roda e pneu, evitando a possibilidade de incêndio do pneu, e o risco ao veículo e carga;
  3. Otimização do tempo dos profissionais de transporte no processo de checagem da pressão dos pneus antes de iniciar viagem;
  4. Antecipação de potenciais situações não previstas nos pneus antes da saída ou no trajeto do transporte, assegurando a entrega da carga nos prazos acordados e reduzindo o tempo do caminhão parado;
  5. Captura do hodômetro da carreta baseado em GPS e;
  6. Evitar risco de movimentação indesejada dos pneus durante a viagem.

A proposta apresentada pela Goodyear e pela ZF, facilita ainda mais o processo de transformação digital para frotas e transportadores, ao conectar múltiplos fluxos de dados a partir de uma solução única.

Além disso, se o implemento possuir Sistema Eletrônico de Freio (EBS), um conjunto mais amplo de informações também poderá estar à disposição do gestor de frota, como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre muitas outras que apoiam sua operação com mais eficiência.

 
Mobilidade avançada e transporte sustentável

public/img/noticias/handler.png-d32e

Como parte da sua estratégia global, a Goodyear possui iniciativas para auxiliar os clientes finais na gestão de seus pneus, uma vez que é um dos maiores custos operacionais das frotas. Existem tecnologias e melhorias de processos aplicáveis que efetivamente reduzem custo operacional, e alavancam segurança e sustentabilidade.

A Goodyear no Brasil, fomenta um portfólio de Serviços & Soluções, trazendo tecnologias inovadoras aos transportadores de carga no país, oferecendo quatro soluções para o mercado Brasileiro:

  • Tire Optix: solução digital para o diagnóstico instantâneo dos pneus, que através de uma ferramenta conectada via bluetooth, captura pressão e profundidade de sulco dos pneus, gerando relatório em tempo real para a equipe de manutenção.
     
  • Control Max: tecnologia para gerenciamento online de pneus, com aplicativo para celular, integrado via bluetooth aos equipamentos de medição de profundidade de sulco e pressão de ar, além da leitura de chip RFID incorporado ao pneu.
     
  • Checkpoint: sistema que lê as condições dos pneus e os parâmetros do veículo enquanto o caminhão passa em uma velocidade de até 10km/h sobre uma plataforma equipada com sensores e câmeras especiais, que medem e inspecionam automaticamente a profundidade de sulco dos pneus, a pressão de cada pneu, o peso por eixo e peso total do veículo. O resultado da medição sai em poucos segundos. O design incorporado, combinado com RFID (Radio Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência), que é uma tecnologia de reconhecimento de placas, permitindo inspeções rápidas e dinâmicas de grandes quantidades de veículos.
     
  • E agora, o GOODYEAR TPMS PLUS: monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, geolocalização dos veículos em tempo real. A frota pode acessar os dados em tempo real através da plataforma Goodyear Mobility Cloud, e recebe alertas por e-mail para perda de pressão rápida/lenta, com códigos de cores, alertas temperatura e geofence. Acompanhamento ativo e humano para entendimento das tecnologias e resolução dos alertas. Com isso, os clientes se beneficiarão com um serviço mais rápido e com a Rede Goodyear para atendimento onde a frota estiver.

O cliente pode escolher entre as Soluções da Goodyear, tendo flexibilidade para selecionarem o pacote de serviços e soluções de acordo com as suas necessidades. As soluções otimizam tempo, auxiliando as tomadas de decisões baseadas em fatos e conhecimentos práticos, a fim de evitar tempo de inatividade e planificar a manutenção proativa.

WhatsApp