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  5. Sistema de freio antibloqueante ABS Citroën Xsara

Sistema de freio antibloqueante ABS Citroën Xsara


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
10 de março de 2011

Em mais uma matéria técnica no jornal Oficina Brasil trazemos informações de um veículo com sangue francês, o Citroën Xsara, neste caso equipado com motor 2.0l, ano 2000, com sistema de freio ABS.


O detalhe deste sistema é a utilização de um painel mostrador a mais, ou seja, além da lâmpada de anomalia no painel, ainda temos as mensagens de erros e falhas na tela central, que aparecem em um display.


Na parte do freio mecânico, temos sistema de disco e pastilhas tanto na dianteira como na traseira.

Alimentação elétrica
A ligação elétrica da ECU do freio ABS está diretamente relacionada a uma central multifuncional desta linha Citroën. A BSI alimenta e controla alguns componentes como o interruptor de pedal de freio para acionar as respectivas lâmpadas de freio no conjunto elétrico traseiro.


Através dos pinos 16 e 19 chega o aterramento para funcionar a ECU. A linha positiva está dividida entre os pinos 17 e 18, e o pós-chave de ignição está ligado ao pino 15.  A comunicação entre a central do freio ABS e a central BSI se dá pelos pinos 29 e 30 do ABS, ligados respectivamente aos pinos 4 e 2 da BSI.
Passamos agora a detalhar os componentes do sistema.

U
nidade  Eletrônica - ECU
Fixo em um suporte próprio junto com a unidade hidráulica está próximo ao cilindro mestre de freio, o que facilita muito a ligação com os tubos do sistema. Através do pino 14 recebe um sinal de aterramento direto do sensor de nível do fluido acima do cilindro mestre. O acionamento da lâmpada de anomalia no painel de instrumentos é feita de forma indireta, primeiro passando pela BSI e, depois, para o painel e o display especial.

Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA    CITROËN XSARA
ATERRAMENTO    16 – 19
POSITIVO    15 – 17 – 18

Unidade Hidráulica
O controle hidráulico do sistema antiblocante de freio é do tipo quatro canais, um para cada roda do veículo. A bomba hidráulica é acionada apenas em casos de extrema diferença de rotação/velocidade das rodas, pois as ações da unidade hidráulica podem ser apenas de isolação do circuito com o fechamento da respectiva solenóide ou de redução de pressão com fechamento e remoção de fluído do circuito com o acionamento da bomba de recalque.


Para o controle de isolação ou redução de pressão temos oito solenóides que estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda

Sensores
Os quatro sinais, conhecidos por 4S, estão posicionados diretamente nas mangas de eixos, de cada roda do Xsara. São dos tipos indutivos e montados perpendicularmente às respectivas rodas dentadas fixas em cada eixo.


Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Traseiro esquerdo – pinos 08 e 09
Traseiro direito – pinos 01 e 02
Dianteiro esquerdo – pinos 06 e 07
Dianteiro direito – pinos 04 e 05

Comentários
Poucas são as falhas nesta linha Citroën Xsara no dia a dia da reparação automotiva. Como dica especial, passo a vocês, que acompanham várias edições no jornal Oficina Brasil, a questão de comunicação entre módulos já que há muitas ligações com conectores entre a ECU do ABS, a unidade BSI, a central do painel e o mostrador display de informações. Boa parte dos scanners nacionais faz a comunicação com este sistema, facilitando o diagnóstico do veículo. Mais um detalhe, a posição do conector da unidade eletrônica facilita o acúmulo de água, podendo infiltrar e danificar um componente de preço bem alto.


Na próxima edição, veremos Sistema ABS BMW 320i.

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