Em mais uma matéria técnica no jornal Oficina Brasil trazemos informações de um veículo com sangue francês, o Citroën Xsara, neste caso equipado com motor 2.0l, ano 2000, com sistema de freio ABS.
O detalhe deste sistema é a utilização de um painel mostrador a mais, ou seja, além da lâmpada de anomalia no painel, ainda temos as mensagens de erros e falhas na tela central, que aparecem em um display.
Na parte do freio mecânico, temos sistema de disco e pastilhas tanto na dianteira como na traseira.
Alimentação elétrica
A ligação elétrica da ECU do freio ABS está diretamente relacionada a uma central multifuncional desta linha Citroën. A BSI alimenta e controla alguns componentes como o interruptor de pedal de freio para acionar as respectivas lâmpadas de freio no conjunto elétrico traseiro.
Através dos pinos 16 e 19 chega o aterramento para funcionar a ECU. A linha positiva está dividida entre os pinos 17 e 18, e o pós-chave de ignição está ligado ao pino 15. A comunicação entre a central do freio ABS e a central BSI se dá pelos pinos 29 e 30 do ABS, ligados respectivamente aos pinos 4 e 2 da BSI.
Passamos agora a detalhar os componentes do sistema.
Unidade Eletrônica - ECU
Fixo em um suporte próprio junto com a unidade hidráulica está próximo ao cilindro mestre de freio, o que facilita muito a ligação com os tubos do sistema. Através do pino 14 recebe um sinal de aterramento direto do sensor de nível do fluido acima do cilindro mestre. O acionamento da lâmpada de anomalia no painel de instrumentos é feita de forma indireta, primeiro passando pela BSI e, depois, para o painel e o display especial.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA CITROËN XSARA
ATERRAMENTO 16 – 19
POSITIVO 15 – 17 – 18
Unidade Hidráulica
O controle hidráulico do sistema antiblocante de freio é do tipo quatro canais, um para cada roda do veículo. A bomba hidráulica é acionada apenas em casos de extrema diferença de rotação/velocidade das rodas, pois as ações da unidade hidráulica podem ser apenas de isolação do circuito com o fechamento da respectiva solenóide ou de redução de pressão com fechamento e remoção de fluído do circuito com o acionamento da bomba de recalque.
Para o controle de isolação ou redução de pressão temos oito solenóides que estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
Sensores
Os quatro sinais, conhecidos por 4S, estão posicionados diretamente nas mangas de eixos, de cada roda do Xsara. São dos tipos indutivos e montados perpendicularmente às respectivas rodas dentadas fixas em cada eixo.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Traseiro esquerdo – pinos 08 e 09
Traseiro direito – pinos 01 e 02
Dianteiro esquerdo – pinos 06 e 07
Dianteiro direito – pinos 04 e 05
Comentários
Poucas são as falhas nesta linha Citroën Xsara no dia a dia da reparação automotiva. Como dica especial, passo a vocês, que acompanham várias edições no jornal Oficina Brasil, a questão de comunicação entre módulos já que há muitas ligações com conectores entre a ECU do ABS, a unidade BSI, a central do painel e o mostrador display de informações. Boa parte dos scanners nacionais faz a comunicação com este sistema, facilitando o diagnóstico do veículo. Mais um detalhe, a posição do conector da unidade eletrônica facilita o acúmulo de água, podendo infiltrar e danificar um componente de preço bem alto.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS BMW 320i.