Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 20 - Problemas Intrigantes

Parte 20 - Problemas Intrigantes

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Válter Ravagnani
16 de novembro de 2009

Nesta edição prosseguiremos a abordagem dos sintomas, causas e as soluções de alguns problemas intrigantes no dia-a-dia das oficinas.

Outros detalhes
- Veículo equipado com sistema de injeção diesel PLD/ADM e motor Mercedes série 457;

- O veículo chegou funcionando à oficina, mas com a lâmpada PLD acesa, indicando que havia falha no sistema de injeção diesel;

- O motorista se queixava de falta de potência no motor;

- Acessando os códigos de falhas o reparador encontrou o código 0312 (sem sinal no sensor de rotação do motor);

- Ao checar o sensor, observou que o mesmo estava fora de seu alojamento (o sensor estava ligado em seu chicote, mas não estava posicionado em seu alojamento – estava solto, pendurado pelo seu chicote). Com o motor em marcha lenta, o reparador reposicionou o sensor (figura 1), mas a lâmpada PLD continuou acesa e o código de falha presente;

- Com o sensor de rotação instalado, desligou o motor e o veículo não pegou mais – virava, mas não pegava. O veículo só voltava a entrar em funcionamento se o sensor fosse novamente retirado do seu alojamento;
- O reparador observou ainda que havia marcas feitas a marreta (marretadas) na lateral do volante do motor.

Análise do problema
Inicialmente o reparador decidiu chegar a integridade do chicote do sensor e o sensor de rotação. No chicote não havia problemas. Além disso, a resistência elétrica (1,25 K?) e o sinal do sensor de rotação durante a partida (6,10 VAC) também estavam corretos. O sensor de rotação estava funcionando perfeitamente.

Como haviam sido encontradas marcas (marretadas) no volante do motor (figura 1), o reparador suspeitou da integridade dos furos de referência do sensor de rotação (roda fônica) existentes no volante. Com um osciloscópio, checou o sinal do sensor e constatou que não havia irregularidades no sinal (figura 2). Ou seja, os furos de referência do sensor de rotação não haviam sido danificados.

O reparador ainda revisou o posicionamento do sensor de fase (figura 1), o sinal do sensor de fase (figura 2), a pressão da linha de combustível e o sinal de acionamento das unidades injetoras. Nenhuma irregularidade foi encontrada.

Por que mesmo com o circuito do sensor de rotação ok e a roda fônica em perfeito estado, estava presente o código de falha do sensor de rotação? Como poderia o motor não estar entrando em funcionamento se havia pressão de combustível e sinal de acionamento das unidades injetoras? Por que com o sensor de rotação desligado de seu alojamento o motor funcionava? Pensando nas respostas a essas questões é que o reparador decidiu conferir o sincronismo (ponto) do motor. Para isso, posicionou o primeiro cilindro no ponto morto superior - PMS e conferiu se, com o primeiro cilindro nessa posição, o volante também se encontrava em sua marca de PMS. Para sua surpresa, o volante estava fora do ponto.

Solução
Volante do motor fora do ponto de montagem. Para solucionara o problema foi necessário corrigir a posição de montagem do volante do motor.

Comentário
Embora no virabrequim dos motores Mercedes Benz OM 457 existam guias para montagem do volante, a posição de montagem não havia sido respeitada e o volante estava fora de ponto. Na desmontagem para a correção do problema, o reparador observou que os guias haviam sido “atropelados” por quem havia montado o volante anteriormente;
Tal constatação explicava o porquê do motor não funcionar com o sensor de rotação posicionado em seu alojamento e as marcas (marretadas) existentes no volante.

 


Essa dica foi retirada do acervo técnico da linha Diesel - Doutor-ie. Para saber mais sobre os manuais e vídeos técnicos Diesel Doutor-ie, ligue para (48) 3234 6781 ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br.

Confira também a matéria no OB Digital!

Acessar Manuais Técnicos

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como Diagnosticar falhas presente no Sistema de Ignição do ZETEC Rocam
Técnicas
Técnicas
EGR - Recirculação de gases em veículos a Gasolina – cuidados e manutenção
Técnicas
Técnicas
Por que o motor ZETEC ficou conhecido como um motor que superaquece