Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nesta edição prosseguiremos a abordagem dos sintomas, causas e as soluções de alguns problemas intrigantes no dia-a-dia das oficinas.
Outros detalhes
- Veículo equipado com sistema de injeção diesel PLD/ADM e motor Mercedes série 457;
- O veículo chegou funcionando à oficina, mas com a lâmpada PLD acesa, indicando que havia falha no sistema de injeção diesel;
- O motorista se queixava de falta de potência no motor;
- Acessando os códigos de falhas o reparador encontrou o código 0312 (sem sinal no sensor de rotação do motor);
- Ao checar o sensor, observou que o mesmo estava fora de seu alojamento (o sensor estava ligado em seu chicote, mas não estava posicionado em seu alojamento – estava solto, pendurado pelo seu chicote). Com o motor em marcha lenta, o reparador reposicionou o sensor (figura 1), mas a lâmpada PLD continuou acesa e o código de falha presente;
- Com o sensor de rotação instalado, desligou o motor e o veículo não pegou mais – virava, mas não pegava. O veículo só voltava a entrar em funcionamento se o sensor fosse novamente retirado do seu alojamento;
- O reparador observou ainda que havia marcas feitas a marreta (marretadas) na lateral do volante do motor.
Análise do problema
Inicialmente o reparador decidiu chegar a integridade do chicote do sensor e o sensor de rotação. No chicote não havia problemas. Além disso, a resistência elétrica (1,25 K?) e o sinal do sensor de rotação durante a partida (6,10 VAC) também estavam corretos. O sensor de rotação estava funcionando perfeitamente.
Como haviam sido encontradas marcas (marretadas) no volante do motor (figura 1), o reparador suspeitou da integridade dos furos de referência do sensor de rotação (roda fônica) existentes no volante. Com um osciloscópio, checou o sinal do sensor e constatou que não havia irregularidades no sinal (figura 2). Ou seja, os furos de referência do sensor de rotação não haviam sido danificados.
O reparador ainda revisou o posicionamento do sensor de fase (figura 1), o sinal do sensor de fase (figura 2), a pressão da linha de combustível e o sinal de acionamento das unidades injetoras. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Por que mesmo com o circuito do sensor de rotação ok e a roda fônica em perfeito estado, estava presente o código de falha do sensor de rotação? Como poderia o motor não estar entrando em funcionamento se havia pressão de combustível e sinal de acionamento das unidades injetoras? Por que com o sensor de rotação desligado de seu alojamento o motor funcionava? Pensando nas respostas a essas questões é que o reparador decidiu conferir o sincronismo (ponto) do motor. Para isso, posicionou o primeiro cilindro no ponto morto superior - PMS e conferiu se, com o primeiro cilindro nessa posição, o volante também se encontrava em sua marca de PMS. Para sua surpresa, o volante estava fora do ponto.
Solução
Volante do motor fora do ponto de montagem. Para solucionara o problema foi necessário corrigir a posição de montagem do volante do motor.
Comentário
Embora no virabrequim dos motores Mercedes Benz OM 457 existam guias para montagem do volante, a posição de montagem não havia sido respeitada e o volante estava fora de ponto. Na desmontagem para a correção do problema, o reparador observou que os guias haviam sido “atropelados” por quem havia montado o volante anteriormente;
Tal constatação explicava o porquê do motor não funcionar com o sensor de rotação posicionado em seu alojamento e as marcas (marretadas) existentes no volante.
Essa dica foi retirada do acervo técnico da linha Diesel - Doutor-ie. Para saber mais sobre os manuais e vídeos técnicos Diesel Doutor-ie, ligue para (48) 3234 6781 ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br.
Confira também a matéria no OB Digital!