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  5. Parte 16 - Problemas Intrigantes

Parte 16 - Problemas Intrigantes

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Válter Ravagnani
24 de abril de 2009

Veículo equipado com sistema de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 4AFB (Mille Fire). Sistema equipado com cabo de acelerador e corpo de borboleta com motor de passo e sensor de posição da borboleta incorporados - Snap in (Figura 1);

Problema: Quando se dava partida o motor “virava” perfeitamente, ameaçava entrar em funcionamento e morria. Quanto mais se insistia na partida, mais evidente se tornava o defeito. O reparador percebeu que se o pedal do acelerador fosse acionado levemente, o motor pegava sem maiores dificuldades e não existiam irregularidades em seu funcionamento.

Análise do problema

Foram revisados todos os itens relacionados ao sistema: Pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível, limpeza e vazão das válvulas injetoras, sistema de ignição (velas, cabos de velas e bobinas), sincronismo da correia dentada, etc.

Quando se fazia a leitura do sistema com o Scanner, não eram encontrados códigos de defeitos na memória da UCE e todas as leituras apresentadas estavam de acordo com os valores ideais.

 O reparador chegou a substituir o corpo de borboleta, sensor de pressão e temperatura do ar conjugados MAP/ACT, válvulas injetoras, sensor de temperatura da água CTS, UCE, mas o problema persistiu.

Solução encontrada

 Troca da bateria do veículo.

 

 

Comentário
Quando “resetada” (quando são zerados seus parâmetros auto-adaptativos), a UCE IAW 4AFB estende totalmente o atuador de marcha-lenta (fecha o by-pass) e depois o recolhe para a posição ideal de partida. Isso acontece na primeira vez que se liga a ignição, após a UCE ter sido “resetada”.

 Nos motores Fire 1.0 e 1.3 8V, com a tensão da bateria abaixo de 9 volts DC, o motor de partida “gira” normalmente (analisamos um palio IAW 4AFB que no momento da partida, por alguns instantes, a tensão chegou a 6 volts). Seis volts DC é a tensão mínima de operação da UCE, por isso é que durante a partida a UCE era “resetada”.

 Quando, durante a partida, a UCE estende totalmente o atuador e fecha a passagem de ar adicional para controle da marcha-lenta, o motor fica “afogado”. Consequentemente não entra em funcionamento. Por isso é que no caso exposto havia a necessidade de se acionar o pedal do acelerador no momento da partida.

 Essa falha é observada em toda família Uno, Palio, Weekend, Fiorino, Strada e Siena, com motores Fire 1.0 e 1.3 8V e sistemas de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 59FB e IAW 4AFB.

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