Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Veículo equipado com sistema de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 4AFB (Mille Fire). Sistema equipado com cabo de acelerador e corpo de borboleta com motor de passo e sensor de posição da borboleta incorporados - Snap in (Figura 1);
Problema: Quando se dava partida o motor “virava” perfeitamente, ameaçava entrar em funcionamento e morria. Quanto mais se insistia na partida, mais evidente se tornava o defeito. O reparador percebeu que se o pedal do acelerador fosse acionado levemente, o motor pegava sem maiores dificuldades e não existiam irregularidades em seu funcionamento.
Análise do problema
Foram revisados todos os itens relacionados ao sistema: Pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível, limpeza e vazão das válvulas injetoras, sistema de ignição (velas, cabos de velas e bobinas), sincronismo da correia dentada, etc.
Quando se fazia a leitura do sistema com o Scanner, não eram encontrados códigos de defeitos na memória da UCE e todas as leituras apresentadas estavam de acordo com os valores ideais.
O reparador chegou a substituir o corpo de borboleta, sensor de pressão e temperatura do ar conjugados MAP/ACT, válvulas injetoras, sensor de temperatura da água CTS, UCE, mas o problema persistiu.
Solução encontrada
Troca da bateria do veículo.
Comentário
Quando “resetada” (quando são zerados seus parâmetros auto-adaptativos), a UCE IAW 4AFB estende totalmente o atuador de marcha-lenta (fecha o by-pass) e depois o recolhe para a posição ideal de partida. Isso acontece na primeira vez que se liga a ignição, após a UCE ter sido “resetada”.
Nos motores Fire 1.0 e 1.3 8V, com a tensão da bateria abaixo de 9 volts DC, o motor de partida “gira” normalmente (analisamos um palio IAW 4AFB que no momento da partida, por alguns instantes, a tensão chegou a 6 volts). Seis volts DC é a tensão mínima de operação da UCE, por isso é que durante a partida a UCE era “resetada”.
Quando, durante a partida, a UCE estende totalmente o atuador e fecha a passagem de ar adicional para controle da marcha-lenta, o motor fica “afogado”. Consequentemente não entra em funcionamento. Por isso é que no caso exposto havia a necessidade de se acionar o pedal do acelerador no momento da partida.
Essa falha é observada em toda família Uno, Palio, Weekend, Fiorino, Strada e Siena, com motores Fire 1.0 e 1.3 8V e sistemas de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 59FB e IAW 4AFB.