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A montadora francesa Renault atualizou recentemente a sua linha de motores, e para os modelos do segmento de entrada, introduziu a versão denominada 1.0 12V SCe de 3 cilindros, que apresenta as seguintes características:
• 3 cilindros: maior economia e maior potência.
• Duplo comando com polias variáveis: melhor desempenho.
• Bloco em alumínio: melhor controle de temperatura do motor e menor tempo de aquecimento, com benefício direto no consumo.
• Acionamento por corrente: maior durabilidade e menor custo de manutenção.
• Coletor de escape integrado ao cabeçote: proporciona rápido aquecimento do motor, melhorando a eficiência térmica, com redução de emissões.
• Pré-cárter em alumínio: redução de peso do veículo, garantindo economia de combustível e redução de emissões CO2.
• Resfriador de óleo: capacidade de lubrificação potencializada, mantendo a qualidade do óleo por longos períodos e diminuindo os custos de manutenção.
• Bomba de óleo variável: motor absorve menos energia, gerando maior economia.
Este motor utiliza uma Bomba de fluxo Variável VDOP (Variable Displacement Oil Pump), o motor deixa de ter a perda significativa de energia principalmente nas fases frias, em que o óleo de motor se encontra em seu grau máximo de viscosidade, sendo necessário uma perda energética elevada do motor para girar a bomba, levando em consideração a resistência maior imposta pela viscosidade. Uma vez que a bomba tem o fluxo variável, a mesma se ajusta à temperatura e desloca seu êmbolo interno, diminuindo o arrastro causado pela alta viscosidade e assim diminuindo a quantidade de energia para tal função. Com isso temos como resultado me lhor desempenho, menor consumo de combustível e menor emissão de CO2.
O comando de ADMISSÃO VARIÁVEL possibilita um diagrama de ângulo de abertura que consiste em fechar a válvula atrasada em baixas rotações privilegiando o enchimento dos cilindros, e fechando as mesmas mais rapidamente em altas rotações para que a inércia do fluxo de ar acelerado não retorne para o coletor de admissão.
A EXAUTÃO VARIÁVEL veio para trabalhar em conjunto com a polia variável de admissão, visando a melhoria no desempenho e na emissão de poluentes. Em baixas rotações, o diagrama da mesma faz que a válvula se feche mais rapidamente, deixando resíduos de gases já queimados dentro da câmara de combustão e uma vez que esses gases são ricos em CO2 fazem com que a temperatura interna da câmara abaixe e por consequência, proporciona redução da emissão de NOX. Em altas rotações, com a abertura das válvulas mais avançada permite que o fluxo de ar acelerado que entra pela válvula de admissão limpe a câmara de combustão totalmente, eliminando todas as impurezas pelo escape e obtendo uma combustão plena.
Duplo comando com quatro vávulas por cilindro, acionados por corrente, tuchos mecânicos e revestimento de peças com filmes finos de Diamond-like Carbon (DLC), uma das mais promissoras tecnologias.
Fluxo cruzado de admissão e escapamento com ângulos que propiciam melhor enchimento e esvaziamento dos cilindros
Novo ângulo de inclinação da biela proporcionando maior ganho de torque e acelerações
Catalisador próximo ao cabeçote permite que o conversor catalítico chegue à temperatura de trabalho mais rapidamente, uma vez que se encontra logo na saída dos gases de combustão. Outra vantagem é que a sonda de oxigênio também se aquece mais rapidamente, mesmo possuindo resistência de aquecimento, favorecendo seu trabalho no controle da riqueza da mistura com mais eficácia e por consequência, menor consumo de combustível e maior eficiência.