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Novo motor Renault 1.0l 3 cilindros: detalhes técnicos que resultam em eficiência energética


Conheça em detalhes as inovações técnicas e os componentes deste moderno propulsor que segue a nova tendência global de motores compactos com alto rendimento

Por: Melsi Maran - melsimaran@ig.com.br - 23 de janeiro de 2017

A montadora francesa Renault atualizou recentemente a sua linha de motores, e para os modelos do segmento de entrada, introduziu a versão denominada 1.0 12V SCe de 3 cilindros, que apresenta as seguintes características: 


• 3 cilindros: maior economia e maior potência.

• Duplo comando com polias variáveis: melhor desempenho.

• Bloco em alumínio: melhor controle de temperatura do motor e menor tempo de aquecimento, com benefício direto no consumo.

• Acionamento por corrente: maior durabilidade e menor custo de manutenção.

• Coletor de escape integrado ao cabeçote: proporciona rápido aquecimento do motor, melhorando a eficiência térmica, com redução de emissões.

• Pré-cárter em alumínio: redução de peso do veículo, garantindo economia de combustível e redução de emissões CO2.

• Resfriador de óleo: capacidade de lubrificação potencializada, mantendo a qualidade do óleo por longos períodos e diminuindo os custos de manutenção.

• Bomba de óleo variável: motor absorve menos energia, gerando maior economia.

Este motor utiliza uma Bomba de fluxo Variável VDOP (Variable Displacement Oil Pump), o motor deixa de ter a perda significativa de energia principalmente nas fases frias, em que o óleo de motor se encontra em seu grau máximo de viscosidade, sendo necessário uma perda energética elevada do motor para girar a bomba, levando em consideração a resistência maior imposta pela viscosidade. Uma vez que a bomba tem o fluxo variável, a mesma se ajusta à temperatura e desloca seu êmbolo interno, diminuindo o arrastro causado pela alta viscosidade e assim diminuindo a quantidade de energia para tal função. Com isso temos como resultado me lhor desempenho, menor consumo de combustível e menor emissão de CO2.

O comando de ADMISSÃO VARIÁVEL possibilita um diagrama de ângulo de abertura que consiste em fechar a válvula atrasada em baixas rotações privilegiando o enchimento dos cilindros, e fechando as mesmas mais rapidamente em altas rotações para que a inércia do fluxo de ar acelerado não retorne para o coletor de admissão.

A EXAUTÃO VARIÁVEL veio para trabalhar em conjunto com a polia variável de admissão, visando a  melhoria no desempenho e na emissão de poluentes. Em baixas rotações, o diagrama da mesma faz que a válvula se feche mais rapidamente, deixando resíduos de gases já queimados dentro da câmara de combustão e uma vez que esses gases são ricos em CO2 fazem com que a temperatura interna da câmara abaixe e por consequência, proporciona redução da emissão de NOX. Em altas rotações, com a abertura das válvulas mais avançada permite que o fluxo de ar acelerado que entra pela válvula de admissão limpe a câmara de combustão totalmente, eliminando todas as impurezas pelo escape e obtendo uma combustão plena.

Duplo comando com quatro vávulas por cilindro, acionados por corrente, tuchos mecânicos e revestimento de peças com filmes finos de Diamond-like Carbon (DLC), uma das mais promissoras tecnologias.

Fluxo cruzado de admissão e escapamento com ângulos que propiciam melhor enchimento e esvaziamento dos cilindros

Novo ângulo de inclinação da biela proporcionando maior ganho de torque e acelerações

O coletor de escape está integrado ao cabeçote e proporciona rápido aquecimento do motor melhorando a eficiência térmica, com redução de emissõesCatalisador próximo ao cabeçote permite que o conversor catalítico chegue à temperatura de trabalho mais rapidamente, uma vez que se encontra logo na saída dos gases de combustão. Outra vantagem é que a sonda de oxigênio também se aquece mais rapidamente, mesmo possuindo resistência de aquecimento, favorecendo seu trabalho no controle da riqueza da mistura com mais eficácia e por consequência, menor consumo de combustível e maior eficiência.
Resfriador de óleo: capacidade de lubrificação potencializado, mantendo a qualidade do óleo por longos períodos e diminuindo os custos de manutenção