Esse líquido de arrefecimento pode ser apenas água, porém há vantagens significativas na utilização de aditivos específicos. A água pura congela a 0 °C e ferve a 100 °C, o que limita sua eficácia em condições extremas. Os aditivos conhecidos como anticongelantes ou fluido de radiador modificam essas propriedades, reduzindo o ponto de congelamento e elevando o ponto de ebulição da mistura. Além disso, protegem o sistema contra corrosão, cavitação e desgaste das peças, prolongando a vida útil do motor.
Há mais de 40 anos, os veículos passaram a contar com um vaso de expansão no sistema do radiador, o que facilitou significativamente a verificação do nível do líquido de arrefecimento. Em condições normais, esse nível permanece estável. Quedas no volume indicam, geralmente, a presença de vazamentos ou outros problemas no sistema
O tipo e a especificação do aditivo de arrefecimento recomendados para cada veículo geralmente estão descritos no manual do proprietário. Escolher o aditivo correto é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
O certo é usar água desmineralizada misturada com o aditivo de radiador, o etilenoglicol, na proporção correta indicada pelo fabricante do carro (em geral, é 50% de água desmineralizada e 50% etilenoglicol)
Composição Química dos Aditivos
Além da composição, outro fator importante é o ambiente em que o veículo será utilizado. Por isso, existem diferentes tipos de fluido de arrefecimento, desenvolvidos para proteger contra o congelamento ou, ao contrário, contra o superaquecimento em regiões muito quentes.
Tipos de Fluido de Arrefecimento
Em geral, os aditivos para radiadores contêm uma formulação básica composta por:
Como o sistema de arrefecimento é composto por componentes metálicos, a presença de água pura pode ser prejudicial, causando corrosão ao longo do tempo, o que pode levar até a perfurações especialmente no radiador. Os aditivos inibem essa corrosão por meio de substâncias como sulfonatos de sódio, ésteres graxos de sódio ou cálcio e carboxipolímeros. Alguns tensoativos evitam a formação de depósitos; outros impedem a formação de espuma. Já os corantes têm apenas função visual, sem eles o líquido seria incolor.
Cores e Tecnologias Associadas