Para guiar essa escolha, existem diversas normas de aprovação de lubrificantes, sendo as mais conhecidas as da API (American Petroleum Institute) e da ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles), além das rigorosas homologações específicas de cada fabricante de veículos.
API: SL vs. SP – Uma Evolução Significativa
A norma API é amplamente utilizada e compreende diversas categorias de serviço. Observando a evolução, a norma API SP representa um avanço considerável em relação à API SL.
É evidente que a norma SP se sobrepõe à norma SL em todos os aspectos. A proteção LSPI, que começou a ser abordada na SN Plus, é um dos diferenciais que torna a SP a escolha superior para veículos que demandam essa tecnologia.
Comparando API, ACEA e Normas de Fabricante: Um Cenário Complexo
Ao expandir a análise para incluir normas de fabricantes e a ACEA, percebemos que o cenário se torna mais detalhado. Vamos comparar a API SP com a ACEA A3B4 e, em seguida, com uma norma de montadora, como a VW 508.88.
As Normas de Montadora: O Padrão Mais Exigente
É nas normas de montadora que encontramos os requisitos mais rigorosos. Tomando como exemplo a VW 508.88, notamos que ela exige os mais altos limites:
Isso demonstra que uma norma de fabricante frequentemente exige tudo isso, superando as exigências de entidades como a API e a ACEA em diversos aspectos. De fato, as homologações de montadora são, muitas vezes, mais importantes do que as normas de entidades genéricas, pois são especificamente desenvolvidas para as características e tecnologias dos motores daquela marca.
A complexidade das normas de lubrificantes reflete a evolução constante da engenharia automotiva. Entender as diferenças entre API SL e SP, e as particularidades das normas ACEA e, principalmente, as homologações de fabricantes, é essencial para garantir a proteção e o desempenho ideais do motor do seu veículo. Optar pelo lubrificante que atende à norma específica exigida pela montadora é sempre a melhor prática, garantindo que todas as necessidades do motor, incluindo as tecnologias mais recentes como a proteção LSPI e a compatibilidade com DPF, sejam atendidas.