Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A ZF inaugurou o seu Centro Técnico de Compostos em Schweinfurt, na Alemanha, no final de julho. Nesse espaço, a ZF vai desenvolver seus estudos para a produção em escala de plásticos reforçados com fibra (FRP), em uma área de mais de 400 metros quadrados. Todas as divisões do Grupo vão se beneficiar dessa produção, que é um requisito prévio para a maturidade de muitos conceitos de projetos leves para carros de passageiro e veículos comerciais que a ZF vem apresentado nos últimos anos.
Uma prensa é a ferramenta peça central do Centro Técnico de Compostos ZF, que opera de acordo com as normas de Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo da ZF. Ela pode ser usada para produzir componentes de materiais duroplásticos, de acordo com o processo RTM (Moldagem de Transferência de Resina). Em Schweinfurt, a ZF também vai poder produzir quantidades menores de peças complexas de FRP, próprias para protótipos. Desde o inicio de 2012, a ZF investiu um total de 3,1 milhões de euros em máquinas e edifícios para o Centro Técnico de Compostos.
"Nos últimos anos, estabelecemos um vasto conhecimento e ganhamos experiência em projetos leves, além de vir aumentando o uso de plásticos reforçados com fibra para esse propósito", disse Michael Hankel, membro do Conselho de Gestão da ZF, responsável pelas divisões de Tecnologia Car Powertrain e Car Chassis, bem como da Produção Corporativa.
"Com o Centro Técnico de Compostos ZF, estamos focando agora especificamente nas tecnologias de processo para produção de volume usando esses materiais, e queremos disponibilizar esse conhecimento para todo o Grupo", diz Hankel.
O executivo Ignacio Lobo Casanova será o coordenador do Centro Técnico de Compostos ZF, que inicialmente será liderado por quatro engenheiros. Além da prensa (que possui uma unidade de injeção de alta pressão para vários sistemas de endurecimento de resina), também haverá sistemas para futuros processos, incluindo um robô e um forno de infravermelho.