Notícias
Vídeos

TRW é primeira a produzir direção eletricamente assistida na América do Sul


Sistema oferece vantagens econômicas e ambientais

Por: Da Redação - 07 de outubro de 2013

A TRW Automotive Automotive Holdings Corp. (NYSE: TRW), líder global em segurança ativa e passiva, é a única grande fabricante de sistemas de direção que já produz no Brasil sistemas avançados de direção eletricamente assistida (EPS). Além de oferecer vantagens de custo para os clientes sulamericanos da empresa, a iniciativa reduz o consumo de combustível e as emissões do veículo.

“Com o lançamento da direção eletricamente assistida para os modelos Ecosport e Fiesta, da Ford, a TRW proporciona importantes benefícios econômicos e ambientais para os fabricantes de automóveis da América do Sul”, diz Peter Lake, vice-presidente executivo de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da empresa. Ele lembra que a produção local "assegura evidentes vantagens de custo, uma vez que todos os outros grandes fabricantes do setor ainda importam sistemas elétricos de direção".

Outra grande vantagem da direção eletricamente assistida da TRW é o fato de que suas características atendem as crescentes exigências legais adotadas por governos da América do Sul, para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

A TRW oferece duas soluções de direção eletricamente assistida (EPS - Electrically Powered Steering) aplicáveis a todo o leque de plataformas de veículos. Ambas só consomem mais energia quando a assistência se torna necessária. A primeira é um mecanismo de eixo sem fim e coroa dentada montada na coluna de direção, e a segunda é um sistema acionado por correia de transmissão e um mecanismo de porca e bola, quando a assistência da força é aplicada diretamente à caixa de direção.

Economia de combustível e redução de emissão de gás carbônico significativas podem ser obtidas com ambos os sistemas, em comparação com a direção hidráulica tradicional. A tecnologia pode oferecer uma economia de combustível de 0,3 a 0,4 litro a cada 100 quilômetros, com uma redução correspondente na emissão de dióxido de carbono entre 7 e 8 gramas por quilômetro aproximadamente (com base em testes em motor a gasolina de 1,6 litro).

Segundo Moisés Bucci, presidente da TRW Automotive para América do Sul, “o lançamento da direção eletricamente assistida dá continuidade aos esforços da empresa para trazer todos os produtos altamente sofisticados ao Brasil e aos demais países sulamericanos. Como parte da ação de fabricar a EPS aqui, continuamos a construir uma base de suprimentos eficiente e bem desenvolvida para melhorar o custo, o que é essencial em termos de competitividade e serviço ao cliente”.

TRW Automotive América do Sul
A TRW Automotive é uma das empresas líderes do segmento de fornecedores do setor automotivo no Brasil. A unidade brasileira atende a América do Sul. Está presente na maioria dos veículos brasileiros e participa do desenvolvimento de avançados projetos da indústria automobilística. Com matriz em Limeira (SP), a TRW emprega cerca de 4.200 pessoas em seis unidades industriais e duas joint ventures. A companhia fornece para os mercados das montadoras, de reposição e de exportação uma linha completa de produtos que inclui sistemas de freio, direção e suspensão, ABS, cintos de segurança, volantes de direção, airbags, válvulas de motores, componentes eletrônicos, sistemas de fixação, módulos de suspensão dianteira e traseira, e serviços e peças de reposição.

www.trw.com.br

TRW Automotive
Com vendas de US$ 16,4 bilhões em 2012, a TRW Automotive está entre os principais fornecedores mundiais da indústria automotiva. A companhia tem sede em Livonia, Michigan (EUA) e, por meio de suas subsidiárias, emprega mais de 65 mil pessoas em 25 países. Os produtos da TRW Automotive incluem controles integrados de veículos e sistemas de assistência ao motorista, sistemas de frenagem, sistemas de direção, sistemas de suspensão, sistemas de segurança para ocupantes (cintos e airbags), eletrônicos, componentes de motores, sistemas de fixação e peças de reposição e serviços. Todas as referências a “TRW Automotive”, “TRW”, “companhia” ou a “empresa” neste press release referem-se a TRW Automotive Holdings Corp. e suas subsidiárias, exceto onde indicado de maneira contrária.  Notícias da TRW Automotive estão disponíveis na internet em www.trw.com.