Notícias
Vídeos

Seis oficinas recebem o Selo Sindirepa de Sustentabilidade Programa avalia gestão, práticas ambientais e sustentáveis que tornam as empresas mais eficiente


Para o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, o Selo Sindirepa de Sustentabilidade auxilia o reparador a avaliar o seu negócio

Por: Da Redação - 27 de novembro de 2013

As seis primeiras oficinas a receberem o Selo Sindirepa de Sustentabilidade (SSS) são: Castello (Poá-SP), Foxcar (São Paulo-SP), Mecânica Chiquinho (Itaquaquecetuba-SP), Peghasus (São Paulo-SP), Scopino (São Paulo-SP) e Torigoe (São Paulo-SP). A cerimônia de entrega do selo foi realizada, no dia 6 de novembro, na sede do Sindirepa-SP, onde estiveram presentes diretores da entidade e o consultor do Sebrae-SP, Clodoaldo Jurado, que acompanhou todo o processo de implantação do programa, criado para garantir mais eficiência na gestão das empresas, além da adoção de práticas ambientais.

Para o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, o Selo Sindirepa de Sustentabilidade auxilia o reparador a avaliar o seu negócio, colocando-o para pensar e mudar práticas que podem trazer melhores resultados. A parceria com o Sebrae-SP tornou a implantação do projeto viável do ponto de vista econômico, uma vez que a instituição subsidia grande parte dos custos do trabalho de consultoria para as oficinas.

O consultor do Sebrae-SP, Clodoaldo Jurado, destacou que a postura adotada pelo Sindirepa-SP foi fundamental para garantir a seriedade do projeto e que ele teve toda a liberdade para trabalhar junto às empresas. Atuando, desde 2007, na área de sustentabilidade como consultor do Sebrae-SP, o profissional contou que, diferentemente de outros setores, encontrou nos reparadores uma atitude pró-ativa de querer mudar e aceitar os desafios impostos pelo programa. "Essa disposição fez toda a diferença no processo de implantação. Percebi que os empresários aceitam muito bem as recomendações e estão interessados em adotar novas práticas", afirmou.

Segundo o diretor do Sindirepa-SP, Luiz Sérgio Alvarenga, é importante contar com o envolvimento do setor no projeto e as seis empresas que conquistaram o selo são exemplos de que o programa  traz benefícios e valor agregado à empresa, além de ter o reconhecimento do consumidor.

Consultoria gratuita do Sebrae-SP

O Sindirepa-SP acaba de firmar outra parceria com Sebrae-SP que pode auxiliar as empresas que desejam adquirir o Selo Sindirepa de Sustentabilidade, garantindo consultoria gratuita por até dois anos às empresas  de Agentes Locais de Inovação (ALI). Estes profissionais são bolsistas do CNPQ capacitados pelo Sebrae que possuem formação específica para atuar junto às pequenas empresas na área de inovação. A proposta é promover a cultura de adoção de práticas que visam gerar ganhos e otimizar a competividade, promovendo melhoria na parte de gestão.

Ao aderir ao programa, a oficina recebe a visita do agente que fará diagnóstico completo da empresa e identificará oportunidades que podem ser exploradas.

A partir desse estudo é traçado um plano para a implementação de práticas inovadoras que será acompanhada pelo profissional.

O programa tem data definida para término, de acordo com o cronograma estabelecido para cada região e as vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas direto com o Sebrae-SP pelo telefone 0800 - 570 - 0800 / (11) 3832-5210 - e-mail:michellems@sebraesp.com.br, falar com Michelle de Melo Santos. Ou ainda pelo Sindirepa-SP - (11) 5594-1010 -sindirepa@sindirepa-sp.org.br