Notícias
Vídeos

Revisão de férias: checagem do escapamento evita desprendimento inesperado de peças desgastadas


Fazer uma revisão em uma oficina de confiança para checar as condições do sistema de exaustão é a melhor forma de evitar aborrecimentos e até imprevistos mais graves, como a perda de componentes com o veículo em movimento

Por: Da Redação - 20 de dezembro de 2013

Ruídos excessivos podem ser sinal de peças do escapamento soltas ou furadas. Ás vezes, um simples coxim que segura o componente mau posicionado pode ocasionar o desprendimento de alguma peça do escapamento  durante o veículo em movimento, o que é perigoso e envolve segurança. Componentes desgastados também podem cair repentinamente. Isso ocorre por vários motivos, como batidas em lombadas e rampas íngremes em garagens que raspam a parte debaixo do veículo.

Para evitar que isso ocorra, o motorista deve incluir no check-list de revisão de férias a verificação dos componentes do sistema de exaustão, composto por tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro e ponteiras, sendo responsável pelo controle das emissões de gases, provenientes da queima de combustível. “Também tem a função de reduzir ruídos inerentes ao motor, o que assegura maior conforto aos ocupantes do veículo”, afirma o consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Salvador Parisi.

“A manutenção em dia do escapamento evita que alguma peça danificada altere a taxa de contrapressão dos gases, bem como a variação no funcionamento do motor, gerando, assim, mais gasto de combustível e perda de potência”, explica.

O consultor ressalta também a importância de avaliar as condições do catalisador. Responsável por transformar os gases nocivos (CO, HC e NOx), produzidos pela combustão dos motores em substâncias não poluidoras (CO2, N2 e H20), o catalisador é uma peça importante para controlar os níveis de poluentes e de ruídos emitidos no meio ambiente. A não conversão dos gases, trincas no catalisador, derretimento e entupimento da cerâmica são sinais para substituição imediata da peça. “A lâmpada LIM, instalada no painel do veículo, sinaliza apontando que o motor está poluindo e necessitando de manutenção urgente”, explica o consultor.

Em caso de necessidade de troca, recomenda-se que o catalisador seja compatível com a motorização do veículo e tenha o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade (Inmetro), certificação obrigatória desde abril de 2011 para o mercado de reposição.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 42 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual perto de 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição. A capacidade atual instalada permite produzir até 6 milhões de peças por ano.

Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.

A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro.