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Pirelli traz novos pneus slick para a temporada de 2014 da Stock Car


Com base na nova duração da corrida e nos dados tabulados neste ano, entendemos que um pneu mais alto e mais largo é mais adequado para o empenho que será exigido do carro”, afirma Jonathan Wells

Por: Da Redação - 18 de dezembro de 2013

A Stock Car iniciará o ano de 2014 com a mudança na medida dos pneus Pirelli: o P Zero, pneu slick, aumenta para 305/660-18 da atual medida 285/645-18. A mudança foi recomendada pela fabricante, que é a principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, tendo em vista que a maioria das etapas deste ano será dupla com duas corridas de 40 minutos mais uma volta e outros 20 minutos mais uma volta. Além disso, a Pirelli se baseou no acompanhamento da performance do produto ao longo do ano e também na aplicação feita pelas equipes.

“Com base na nova duração da corrida e nos dados tabulados neste ano, entendemos que um pneu mais alto e mais largo é mais adequado para o empenho que será exigido do carro”, afirma Jonathan Wells, diretor esportivo da Pirelli para a categoria. Estima-se que as equipes receberão mais de 3.500 pneus para pista seca em 2014.

No final de novembro, a Pirelli submeteu à Vicar, organizadora da competição, os resultados oriundos das pistas com a recomendação da mudança, que foi aprovada em seguida. Os compostos dos pneus não foram modificados, bem como o local de produção, que permanece o mesmo, na Turquia. Trata-se do mais moderno complexo produtivo mundial de pneus de competição, onde são também produzidos os pneus da Fórmula 1 e de outras provas internacionais.

A produção de Motorsport do estabelecimento turco é destinada para mais de 130 competições automobilísticas internacionais, tanto de rua quanto em pista, nas quais a marca italiana é fornecedora exclusiva (dentre as quais Fórmula 1, GP2 e GP3), além dos mais prestigiosos campeonatos monomarca, como Ferrari Challenge, Lamborghini Super Trofeo e Trofeo Maserati.

Os testes para 2014 aconteceram nos dias 11 e 12 de setembro na pista de Tarumã, onde os novos pneus slick rodaram 995 quilômetros em 330 voltas. Nos testes realizados em abril, em Cascavel, algumas unidades de 2014 também foram utilizadas nos 705 quilômetros rodados em 234 voltas.

Temporada de 2013 em números

“O ano de 2013 foi muito produtivo, com mais de 4.000 pneus fornecidos. Nas provas mais críticas, em Tarumã e Cascavel, a Pirelli disponibilizou outras 280 unidades. Durante todo o ano, em cada uma das 12 corridas, as equipes contaram com o apoio de um time de 17 pessoas da Pirelli, entre engenheiros, mecânicos e pessoal de suporte”, afirma Jonathan Wells.

Somente duas provas do ano foram realizadas debaixo de chuva, em Cascavel e Salvador. A média de temperatura do asfalto esteve a 30ºC, sendo que a máxima chegou a 46ºC e a mínima, 13ºC. Em relação à temperatura ambiente, a máxima e a mínima foram, respectivamente, 40ºC e 13ºC e a média girou em torno de 25ºC. As máximas ocorreram no autódromo de Velopark e as mínimas em Cascavel.

“Este foi um ano de recordes em todos os sentidos, sejam de pole position ou de volta mais rápida. Para nós, este é um motivo de muito orgulho, pois, nesta volta a Stock Car, trabalhamos muito para contribuir com uma corrida mais emocionante e dinâmica”, conclui Jonathan Wells.