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Orientação para o motorista ajuda a motivar a prática da manutenção preventiva do veículo


O Check-up Gratuito Carro 100%, que tem a linha de equipamentos automatizada itinerante para atender às necessidades do programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100%

Por: Da Redação - 02 de dezembro de 2013

O Check-up Gratuito Carro 100%, que tem a linha de equipamentos automatizada itinerante para atender às necessidades do programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100%, orienta motoristas sobre o estado de itens de segurança do veículo por meio de checagem gratuita e oferece dicas de manutenção.

Única no Brasil totalmente adaptada para facilitar o deslocamento, com plataformas modulares, a linha de equipamentos totalmente automatizada é destinada a veículos de 4 toneladas e verifica, com precisão, as condições da suspensão, freios (eficiência e força de frenagem dos eixos traseiro, dianteiro e freio de mão), fluido de freio e alinhamento de faróis. O relatório emitido em apenas alguns minutos e possibilita ao motorista saber como está o estado dos itens de segurança do veículo, além de poder acompanhar os testes e tirar suas dúvidas com técnicos especializados.

Em 2012, o Check-up Gratuito Carro 100% avaliou veículos, na zona sul da capital paulista. O resultado revela que 62% dos mais de 100 carros checados apresentaram pelo menos um problema em itens de segurança (freios, suspensão e faróis) e em 38% foi constatada deficiência nos freios, fato preocupante por estar ligado diretamente à segurança do veículo. Com relação à suspensão (amortecedor, coxins e molas) e fluido de freio, 8% e 9% dos veículos, respectivamente, tinham algum problema. "Em condições normais, a 50 km por hora, o motorista deve manter a distância de 45 metros do carro da frente. Já quando as lonas estão desgastadas com o uso, a frenagem fica mais difícil e o risco de acidente aumenta, uma vez que o componente não corresponde com a mesma eficiência quando as lonas estão em bom estado de uso", afirma o porta-voz do GMA, Antonio Fiola. Atualmente, a linha de equipamentos está no SENAI de Belo Horizonte-MG, para levar informação aos alunos e há ações pontuais para o dono do carro.

O Check-up Gratuito Carro 100%, realizado pelo GMA indica que o motorista não tem o hábito de fazer a manutenção preventiva que, além de mais segura, é mais barata 30%, em média, do que a corretiva. Isso não mudou nos últimos anos. Dados de um trabalho semelhante realizado, na cidade de São Paulo comprovam esta informação.

Relatório de resultados das Inspeções Veiculares Gratuitas, efetuados de 2006 a 2009, pelo Programa Agenda do Carro em vários pontos da capital paulista revela que os 2.111 veículos checados apresentaram pelo menos um problema dos 27 itens avaliados. "Ainda que uma amostra pequena em comparação ao número de veículos que circula em São Paulo os dados são preocupantes em relação ao estado de conservação dos veículos, fator que pode colocar em risco a vida dos motoristas, ocupantes e de outras pessoas", alerta Bento.

Os sistemas e componentes que tiveram maior índice de falhas são:

  • Correias auxiliares - 51,30%
  • Sistema de arrefecimento - 44,40%
  • Correia dentada - 43,20%
  • Limpador e lavador de para-brisa - 41,60%
  • Vazamento de óleo do motor - 35,10%
  • Lâmpadas de faróis principais - 31,20%
  • Emissões de gases poluentes - 23,10%
  • Embreagem e sistema de acionamento - 20,50%

Por isso, iniciativas como o Check-up Gratuito Carro 100% são importantes para verificar o estado da frota circulante e conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva para garantir a segurança no trânsito.

Pesquisa da GIPA - órgão de pesquisa internacional especializado em pós-venda - que identifica o comportamento do motorista com relação aos cuidados com o veículo também confirma os resultados das avaliações gratuitas. Em uma amostra de 3 mil motorista, o índice de manutenção preventiva diminui quando aumenta a idade do carro. O levantamento aponta que 80% levam o veículo para revisão nos primeiros dois anos de uso. A partir de três anos, esse índice cai para 59%, com cinco anos só 51% faz manutenção preventiva e acima de 10 anos apenas 45%. Com mais de 20 anos de idade, 39% disseram levar o veículo a uma oficina para revisão.