Notícias
Vídeos

Hyundai, Volkswagen e Ford apostam nos motores de três cilindros


A Hyundai puxou a fila com seu moderno motor de três cilindros, que apresenta números impressionantes de consumo. Depois veio a Volkswagen com o 1.0 de três cilindros no Fox Bluemotion

Por: Da Redação - 30 de janeiro de 2014

Agora as outras marcas instaladas no Brasil se apressam para também lançar novas motorizações que apresentem melhor eficiência energética. Algumas montadoras escondem a novidade a sete chaves, enquanto outras dão dicas do que o consumidor pode esperar para os próximos meses.

Um dos principais objetivos dos fabricantes de automóveis na atualidade é desenvolver motores que apresentem baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes, para atender às exigências do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, intitulado Inovar-Auto. É uma tarefa difícil, que exige muita pesquisa e investimentos pesados. Uma tentativa para dar sobrevida aos motores a combustão, antes que outras opções assumam a posição.

TURBO: A Volkswagen, com seu motor 1.0 litro de três cilindros, inovou pelos detalhes de construção e aplicação de materiais mais leves, resultando em menor atrito e consequente melhor eficiência energética. Com 75cv (gasolina) e 82cv (etanol), o propulsor que equipa o Fox BlueMotion apresentou consumo médio de 11,5km/l com etanol e cerca de 13km/l com gasolina na cidade. Na estrada os números foram ainda melhores: 20km/l com gasolina e 16km/l com etanol. O mesmo propulsor vai equipar o up!, compacto com lançamento marcado para o início de março. Mas a VW não vai parar por aí, pois já está testando a versão turbo do motor três cilindros, que deve chegar aos 110cv, e ainda prepara um novo motor 1.6 16V mais eficiente.

MAIS POTENTE: A Ford não revela seus planos, mas sabe-se que a marca do oval azul também vai produzir um três cilindros em sua fábrica de motores em Camaçari. Apesar de não haver informação oficial, há quem aponte como certa a estreia desse novo propulsor no repaginado Ka, com lançamento previsto para agosto. A PSA Peugeot/Citroën também está investindo no três cilindros 1.0 12V, que teria potência máxima de 84cv com etanol. Não tem data prevista para chegar ao mercado, mas especula-se que será ainda este ano nos modelos Peugeot 208 e Citroën C3.

PACOTE: A Fiat também está correndo atrás da eficiência energética exigida pelo Inovar-Auto, que deu às montadoras até 2017 para se adequarem. Embora não divulgue oficialmente, a montadora de Betim desenvolve dois novos motores, sendo um 1.0 12V de três cilindros e outro 1.4 8V de quatro cilindros, além de promover melhorias nos propulsores E.torQ. De acordo com o site Autos Segredos, os três cilindros vai estrear ainda este ano, mas não há modelo definido, e terá desempenho superior ao do 1.4 EVO atual. Já o 1.4 8V será totalmente novo, mais potente e econômico que o atual 1.4 EVO. Só não tem data definida para chegar ao mercado.

COMPACTO: A Renault não esconde que está desenvolvendo um motor de três cilindros flex que será produzido no Brasil. Na Europa, a marca já tem esse propulsor, que equipa os modelos Captur e Clio. Aqui seria um 1.2 litro com potência variando de 100cv a 115cv, com bom torque em baixa rotação. Ele deve substituir o 1.6 litro e terá a missão de apresentar um consumo 12% menor. A Renault não confirma, mas há quem diga que esse motor três cilindros deve equipar um novo modelo compacto que vai ocupar o lugar do Clio em futuro próximo. É esperar para ver.