Notícias
Vídeos

Ford anuncia pesquisa de veículos autônomos com “senso comum” para o futuro da mobilidade


A Ford anunciou uma pesquisa de veículos com direção autônoma com base no Fusion Hybrid automatizado, dentro de seu plano “Blueprint for Mobility”

Por: Da Redação - 24 de janeiro de 2014

O projeto será desenvolvido em parceria com duas renomadas universidades norte-americanas, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford, com o objetivo de desenvolver soluções para os desafios técnicos na criação de um veículo totalmente autônomo.

A pesquisa do MIT se concentra em sistemas capazes de prever as ações de outros veículos e pedestres. Já a Universidade de Stanford estuda como os sensores do veículo podem captar obstáculos que estão em segundo plano. A parceria com essas instituições vai ajudar a Ford a avançar em sua visão para o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas.

"Nosso objetivo é dotar o veículo de senso comum", diz Greg Stevens, gerente global de Assistência ao Motorista e Segurança Ativa da Ford. "Os motoristas são bons em usar os sinais ao redor para prever o que vai acontecer a seguir e sabem que o que você não pode ver muitas vezes é tão importante quanto o que você vê. Nosso objetivo no trabalho com o MIT e Stanford é trazer o mesmo tipo de intuição para o veículo."

Previsão

A direção autônoma é um componente-chave do plano “Blueprint for Mobility” da Ford, que descreve como será o transporte em 2025. Além das novas tecnologias, serão necessárias parcerias e modelos de negócio avançados para este objetivo. "Para atender à nossa visão do futuro da mobilidade temos de trabalhar com muitos novos parceiros dos setores público e privado e precisamos começar isso hoje", diz Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.

A Ford é uma empresa pioneira nessas parcerias e estudo de potenciais soluções para as questões sociais, legais e tecnológicas de longo prazo envolvidas na futura direção totalmente autônoma. "Trabalhar com universidades como o MIT e Stanford nos permite resolver alguns dos desafios de longo prazo da direção autônoma e também desenvolver soluções de curto prazo para uma experiência de direção ainda mais segura e eficiente", continua Mascarenas.

O Fusion Hybrid automatizado de pesquisa usa a mesma tecnologia de veículos já existentes no mercado, mais quatro sensores LiDAR que geram um mapa 3D do ambiente em tempo real.

Os sensores LiDAR permitem que o veículo perceba os objetos ao seu redor. A pesquisa da Ford com o MIT usa algoritmos avançados para ajudar o veículo a prever para onde os veículos e pedestres estão se movendo. Esse planejamento de cenários dá uma melhor noção dos riscos em volta e permite ao veículo planejar um caminho para evitar pedestres, veículos e outros objetos em movimento com segurança.

Com a Universidade de Stanford, a Ford estuda como os sensores poderiam ver em torno de obstáculos. Normalmente, quando a visão do motorista está bloqueada por um obstáculo como um caminhão grande, ele manobra dentro da pista para dar uma olhada no que está à frente. Da mesma forma, essa pesquisa permitirá aos sensores "dar uma olhada à frente" e fazer manobras evasivas se necessário. Se o caminhão à frente frear repentinamente, por exemplo, o veículo poderia saber se a área ao lado está livre para mudar de pista com segurança.