Notícias
Vídeos

Fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, completa hoje 54 anos com resultados expressivos em sustentabilidade


A primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da empresa no País

Por: Da Redação - 18 de novembro de 2013

A primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da empresa no País, a Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa 54 anos hoje, com um balanço positivo em termos de sustentabilidade. Apenas nos últimos cinco anos, a fábrica já economizou 401.326 MWh de energia elétrica, que equivale ao abastecimento por um ano de uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, como  Itu ou São Caetano do Sul, em São Paulo.

 “O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da nossa empresa. Além de cuidarmos do nosso planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, a sustentabilidade também é uma vantagem competitiva para a Volkswagen pela redução nos custos de fabricação. Precisamos e vamos continuar contribuindo neste sentido para atingirmos a meta de redução de, no mínimo, 25% de insumos em nossa fábrica”, disse o diretor da fábrica Anchieta, Frank Sowade.

Uma das ações destacadas é a implantação de escritórios sustentáveis, com melhor utilização.

A fábrica Anchieta é certificada pela ISO 14.001, norma credenciada pela Organização Internacional de Normatização (ISO), desde 2005.  O objetivo principal desta norma é a busca da melhoria contínua, do atendimento às leis, da prevenção à poluição, da conscientização ambiental e do comprometimento com o Meio Ambiente.

?Outras iniciativas realizadas pela fábrica:

  • Desligamento automático de lâmpadas nas ilhas de robôs da Armação = economia de 18 mil KWh e mil kg CO² por ano;
  • Vistoria e desligamento de equipamentos aos finais de semana: economia de 2,5 milhões de kWh, 500 mil m3 de gás, 30 mil litros de água e mais de mil toneladas de CO² por ano;
  • Para contribuir com esses projetos, a unidade usa recursos de alta tecnologia para análise computacional do ciclo de vida dos processos e controle dos indicadores ambientais.

Fábrica Anchieta
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha. Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e conta com a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Desde sua inauguração, a fábrica já produziu 12,8 milhões de veículos, sendo também responsável pela exportação de seus modelos para Europa, América Central e América do Sul.

Em termos de tecnologia, a unidade inaugurou em 2013 uma linha de Armação exclusiva para o modelo Saveiro, que dispõe de 152 robôs de última geração, mais rápidos e com menor consumo de energia, encontrados apenas em fábricas da Volkswagen na Europa. As máquinas possuem pinças de solda com mecanismo de servo acionamento, que controla a distância entre um ponto e outro, garantindo mais qualidade e precisão ao processo. Possui também recursos da fábrica digital, que permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas.