Notícias
Vídeos

Atenção redobrada com a chegada das férias


Uma das épocas mais esperadas do ano, o período de férias movimenta a rotina das famílias e, com ela, as rodovias de todo o país. Por isso, mais do que nunca os motoristas que pretendem pegar a estrada devem aumentar os cuidados com a segurança

Por: Da Redação - 26 de novembro de 2013

De acordo com relatório divulgado em 2013 pela Organização Panamericana de Saúde, todos os anos, mais de 40 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de ruas e rodovias brasileiras. Os principais motivos que levam aos acidentes são a imprudência e a falta de manutenção do veículo, por isso, colocar o veículo para rodar requer atenção do motorista e dos passageiros.

Único ponto de contato do veículo com o solo, os pneus são itens fundamentais do sistema de segurança, merecendo cuidado especial. “É preciso atenção nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta a calibragem e vida útil”, afirma Flávio Santana, gerente de produto da linha de pneus de passeio da Michelin para América o Sul.

Calibragem: Independentemente do veículo, a calibragem deve ser feita quinzenalmente, ou antes de pegar a estrada, de acordo com o Manual do Proprietário. Se a pressão não estiver adequada, os pneus se desgastam rapidamente, a dirigibilidade e o comportamento do veículo ficam comprometidos afetando a estabilidade e aderência, podendo provocar um grave acidente. “O estepe também precisa estar em boas condições, para ser utilizado em qualquer emergência”, completa Santana.

Vida útil: Para verificar o desgaste dos pneus, não é preciso ser especialista. Os fabricantes desenvolveram o TWI – Tread Wear Indicator –, que em português significa “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”, com uma pequena seta ou a própria sigla na lateral do pneu. Nos pneus Michelin eles são indicados pelo Boneco da Michelin desenhado próximo da banda de rodagem dos pneus. Seguindo estes indicadores, há uma área elevada entre os sulcos. Se o pneu estiver no mesmo nível da elevação, está na hora de trocar.

Os sulcos servem, principalmente, para que a água da pista não provoque a aquaplanagem. Quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor a probabilidade de perda de aderência em piso molhado, garantindo mais segurança ao motorista. “Seguindo essas dicas, a chance de ocorrerem acidentes diminui.”, reforça Flavio Santana.

Estar com a documentação em dia é igualmente importante. Seguro obrigatório, CNH, IPVA, licenciamento e seguro particular, para quem possuir, são fundamentais.

Michelin dá dicas para acertar na escolha do pneu:

  • Escolha uma marca que ofereça o melhor conjunto de benefícios: segurança, durabilidade e economia de combustível.
  • Para a sua segurança, escolha o pneu com a melhor capacidade de frenagem de emergência, principalmente em piso molhado; que proporcione maior estabilidade em curvas e resistência a choque e impactos.
  • Durabilidade é sinônimo de economia, pois quanto mais durar o pneu, menor será a necessidade de trocá-lo e menos matéria prima e recursos naturais serão utilizados.
  • Os pneus com baixa resistência à rodagem contribuem para uma maior economia de combustível e menor emissão de CO2 no meio ambiente.
  • É importante verificar se o índice de carga e de velocidade do pneu são iguais ou superiores aos recomendados no manual do fabricante do veículo.
  • Não compre pneus apenas pelo preço. Considere todos os benefícios que ele oferece, pois você vai se lembrar dos seus pneus quando precisar frear em situações de emergência para evitar acidentes e colisões, ou em situações de ultrapassagem, curvas acentuadas, aquaplanagem, buracos, furos, etc.

O pneu certo faz a diferença e garante a sua segurança e a da sua família.