Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ford Mustang ganha manopla do câmbio com tecnologia tátil dos videogames

Ford Mustang ganha manopla do câmbio com tecnologia tátil dos videogames


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
31 de julho de 2013

noticia13107Um dos maiores atrativos dos videogames é a sensação física que os seus controles dão para o jogador - a chamada resposta tátil. Esse mesmo conceito foi aplicado na manopla do câmbio de um Ford Mustang Shelby GT500, que vibra para informar ao motorista o momento ideal da troca de marchas, como um controle de videogame ou celular. O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford formado pelo MIT. Foi possível unir as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, a impressão 3D, a conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft, tudo isso no câmbio do Ford Mustang. Para entender melhor como esse projeto surgiu, assista ao vídeo em inglês: http://ow.ly/nuFpM.

A plataforma tecnológica OpenXC da Ford, de hardware e software de código aberto, permite que os desenvolvedores criem aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico. A partir da plataforma, Zach Nelson conseguiu criar um projeto que expandia a capacidade do carro e melhorava a experiência da pilotagem para o motorista.

Há quase 50 anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje, além das mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização chegou aos softwares do carro. Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e entrou na Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde conheceu o Open XC. Com base nessa plataforma, projetou o aplicativo que usa os dados em tempo real do motor - como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo - para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando o adaptador OpenXC.

O projeto foi iniciado com a modificação de um modelo digital da manopla do câmbio do Ford Focus ST. O câmbio foi aumentado para acomodar os circuitos eletrônicos. Em seguida, a peça foi produzida em uma impressora 3D. Depois, foi instalado um controlador Arduino com entrada mini-USB, uma tela de LED, LEDs coloridos e o motor vibrador do controle do Xbox 360 da Microsoft.

A manopla vibradora foi testada em vários veículos, como o Mustang e o Focus ST. Para deixar o modelo mais divertido, foi instalada uma tela de LED que informa a marcha em uso e luzes coloridas que brilham à noite.

Para usar o aplicativo em outros veículos, basta ajustar a sua calibração à curva de torque do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do acelerador, o sistema adapta a estratégia de controle ao estilo do motorista e pode ser programado para oferecer melhor desempenho, conforto ou economia de combustível.

A customização de carros esportivos, como o Mustang, mostra que há um futuro promissor para desenvolvedores e calibradores usando o OpenXC.O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção elétrica. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté