Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fiat Punto 2009 não passa de 1.300 RPM

Fiat Punto 2009 não passa de 1.300 RPM


Confira como foi a resolução do caso do Punto

Da Redação
24 de junho de 2018

Defeito: O defeito deste veículo consiste na falta de força do motor. Ao pressionar o pedal do acelerador até o final, o mesmo não demonstra reação e mantém a rotação em 1.300RPM.

 

Diagnóstico: O reparador iniciou o diagnóstico passando o aparelho scanner, mas nenhuma avaria foi detectada, e todos os parâmetros do osciloscópio estavam corretos. Inclusive ao verificar o gráfico do acelerador, quando pressionado, a porcentagem do movimento se deslocava, mas a borboleta continuava imóvel.

Continuando os testes, resolveu encaminhar a central para o profissional da área eletrônica verificar se havia algo de errado. Alguns dias depois obteve o retorno que a central estava dentro dos parâmetros. Portanto, continuou os testes na oficina atrás do defeito.

O corpo de borboleta foi testado por completo e não demonstrou nenhuma avaria, também houve teste de continuidade no chicote elétrico e nenhum fio estava danificado.

O reparador resolveu testar o pedal do freio, porque já houve casos que a central não habilitava a TBI por detectar que o veículo estava parando bruscamente.

Na comunidade Fórum Oficina Brasil, ele obteve dicas de como testar a pressão da bomba e foi sugerido trocar o combustível que já estava no tanque, geralmente essas falhas acontecem com combustíveis adulterados.

Outro profissional complementou que já havia passado por este mesmo problema e depois de quebrar a cabeça com todos os testes descobriu que havia uma sacola plástica dentro da caixa do filtro de ar. Por isso é de extrema importância checar cada detalhe do veículo, o mundo da mecânica é cheia de surpresas.

Solução: Depois de seguir todas as dicas de seus colegas, o reparador continuou sem detectar o defeito deste veículo.

Após duas semanas o cliente retirou o veículo da oficina e encaminhou para outro reparador diagnosticar. E por coincidência os dois reparadores se conheciam e conversaram sobre o caso.

Concluindo, a central eletrônica foi encaminhada mais uma vez para o laboratório e detectaram avarias no componente. Ao consertá-la e instalar no veículo o defeito foi sanado.

Infelizmente no trabalho terceirizado pelo reparador houve um erro na análise, e quem acabou saindo no prejuízo foi o próprio reparador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor