Oficina Brasil


DESCUBRA: OFICINA AINDA DÁ DINHEIRO?

O nosso país está vivendo uma crise econômica e política, e isso tem afetado todos os setores da economia, inclusive o nosso

Por Fábio Moraes

Analisando todos os setores produtivos, acredito que o automotivo, focado em oficinas, ainda é possível visualizar uma luz no fim do túnel. Essa luz vem principalmente do fato de existirem oficinas rentáveis, com passagem e faturamento equilibrados. Isso significa que existem oficinas que dão dinheiro, ou seja, oficinas que, ao chegar no final do mês conseguiram pagar tudo, inclusive o pró-labore do proprietário e ainda sobrar um pouco de dinheiro para capital de giro e investimentos.

QUE CAMINHO DEVEMOS SEGUIR PARA FAZER NOSSA OFICINA DAR DINHEIRO?

O único caminho que existe para a nossa oficina dar dinheiro é o caminho da “gestão”; o caminho da administração. Não estamos acostumados a administrar nossas oficinas, até porque o que aprendemos primeiro foi a consertar os carros e foi assim que conseguimos fazer nossa oficina estar viva até hoje. Infelizmente para nós as coisas que envolvem os carros estão mudando muito rápido. As tecnologias, os equipamentos, ferramentas e até a relação com os funcionários. Então preciso decidir o que pretendemos fazer com nossas oficinas:

* Manter o caminho atual em que eu, como proprietário, não me envolvo diretamente na administração da oficina

Ou,

* Escolher um novo caminho que vai fazer cada um de nós se envolver com uma coisa que não estamos acostumados, que é a administração da oficina. Mais do que isso devemos escolher o caminho que fará cada um de nós ficarmos um pouco menos de tempo no pátio da oficina e um pouco mais administrando o negócio em si.

O QUE VAMOS ENCONTRAR SE ESCOLHERMOS O CAMINHO DA ADMINISTRAÇÃO?

Vamos encontrar muitos desafios, principalmente aqueles que vão mexer com o nosso “jeitão”, ou seja, aqueles desafios que exigirão mais dedicação e mais envolvimento com tudo o que acontece na oficina. Vamos deparar com muitas dúvidas, principalmente pelo fato de até este momento estarmos muito mais envolvidos com os consertos dos carros, a distribuição dos serviços e o acompanhamento operacional da oficina, do que com a administração.

Porém, em um curto espaço de tempo, também vamos encontrar mais tranquilidade na forma de conduzir a oficina, vamos perceber as coisas do dia a dia acontecendo com mais naturalidade, sem a necessidade de um envolvimento direto do proprietário, vamos entender onde podemos melhorar e, principalmente, vamos conseguir fechar o mês no azul, pagando tudo e ainda sobrando dinheiro.

E COMO DÁ PARA GANHAR DINHEIRO MESMO?

Com muita dedicação e estudo do proprietário.

Exige muita força de vontade, pois nem sempre conseguimos arrumar tempo para estudarmos os números da oficina e nem sempre temos os números da oficina nas nossas mãos para estuda-los, mas se o dono da oficina se dedicar neste processo de estudar os números com regularidade, pode ter certeza que o dinheiro aparece mesmo.

QUAL O PRIMEIRO PASSO QUE DEVEMOS DAR?

O primeiro passo que devemos dar é buscar o conhecimento daquilo que ainda não entendemos e daquilo que temos dificuldade em relação ao processo de administrar a oficina. Acessem o site da Ultracar (www.ultracar.com.br) e você encontrará muitas informações de como conduzir este processo de administrar melhor a sua oficina. Faça o curso “Administrando sua Oficina” que a Oficina do Saber disponibiliza gratuitamente para você e seus funcionários (www.cursosonlinemte.com.br).

Comentários