Queima constante do fusível n.09 alimentação do ECM

GM - Chevrolet / S10 Pick-Up Std. 2.2 MPFI CD

 

Sou Reparador e quero me comunicar com outro colega Reparador

Re: Queima constante do fusível n.09 alimentação do ECM

Eduardo Laskos » Sex Nov 30, 2018 01:33

Pessoal, vou postar uma situação que ocorreu na minha oficina mas com meu próprio carro. Já troquei informações no grupo da Oficina Brasil no whatsapp mas ainda não postei a solução.
Tenho uma S10 2.2 ano 1999 que comprei com um kit de GNV instalado. Após uns dois anos e meio de uso do carro, o motor deu problema de queima da junta do cabeçote e vazamento do retentor traseiro do virabrequim. Como não estava tendo muita vantagem com o GNV, quando retirei o motor para os devidos reparos aproveitei para desinstalar o GNV. Foi quando começaram os problemas. Após os reparos e depois de já ter funcionado o motor, de uma hora para outra, o dito fusível n.09 da central elétrica ao lado da porta do motorista, que alimenta o módulo ECM, o relé auxiliar da bomba de combustível, o módulo do ABS traseiro e mais um dos quatro relés do cofre do motor começou a queimar constantenente. Inclusive mesmo com o contato da ignição desligado. Isto aconteceu em julho de 2018. Não encontrando a causa do curto-circuito e, por incrível que pareça, parando de queimar o fusível sem ao menos solucionar o problema, voltei a usar o carro normalmente. Até setembro de 2018, quando o fusível voltou a queimar. Vira e mexe, retirei o painel do veículo para tentar encontrar o curto, retirei novamente o tanque de combustível para verificar a bomba, segui todo o chicote sem encontrar nada que justificasse a queima do fusível. Mesmo quando forçasse o curto, colocando um arame no lugar do fusível para que aparecesse um local fumaceando, isto não acontecia. O problema é que eu não tinha o diagrama específico da S10 2.2 e sim, do Vectra 2.2. Se eu tivesse conseguido o diagrama correto, teria solucionado já em julho e não agora. Dessa vez, retirei o módulo do ECM para avaliação com um técnico em módulos, pois o fusível, aparentemente, só queimava se o módulo estivesse conectado. Este técnico me forneceu o diagrama que eu precisava e isso me ajudou muito a encontrar a solução. O curto-circuito estava, acreditem, no interior do sensor da pressão do óleo do motor! Neste sensor entra um positivo linha 30 proveniente da mesma fiação onde estão conectados os outros componentes que são protegidos pelo fusível n.09 da central elétrica do veículo. Troquei o sensor e acabou o problema.
Concluindo, peço a todos que, se algum colega pede alguma informação, algum diagrama, qualquer coisa para ajudar a solucionar um problema e, se vocês têm essa informação, compartilhem. O que eu precisei, não consegui através do Fórum, mas me vi na obrigação de compartilhar pois sei o quanto é difícil e ingrata essa nossa profissão de reparadores de veículos.
Eduardo Laskos
 
Mensagens: 2