BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

BMW / X1 SDRIVE 18i 2.0 16V 4x2 Aut.

 

Sou Reparador e quero me comunicar com outro colega Reparador

BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

enricof18 » Qui Nov 29, 2018 07:52

Olá amigos.

Estamos com uma BMW X1 2.0 sDrive18i ano 2011 na oficina, a mesma está com o seguinte sintoma: Com ela totalmente fria, após muito tempo desligada, ao ligar e deixar o motor trabalhando na marcha lenta, não emite nenhuma fumaça, mesmo deixando trabalhar na lenta até o motor aquecer totalmente. Se pisar no acelerador, ela solta baste fumaça branca com cheiro característico de excesso de combustível. Deixou na lenta novamente, não solta mais fumaça, após algum tempo na lenta, se pisar no acelerador novamente, solta a mesma fumaça. Rodando com o veículo, não sai nenhuma fumaça.

Não há nenhum código de falha, motor tem funcionamento redondinho, não falha nada. Mas com o scanner, verificamos que na marcha lenta, a sonda lambda pré catalisador permanece acima dos 600 mV, oscilando muito pouco ao redor desse valor. Algumas vezes, chegou a ficar ao redor dos 800 mV. Retiramos a sonda, não verificamos nenhum defeito no chicote, colocamos em um banho de ultrassom por 30 minutos, reinstalamos a mesma no carro e ela voltou a oscilar normalmente enquanto o carro estava na marcha lenta, mas bastou acelerar o carro que ela voltou novamente a ficar acima dos 600 mV.

Os bicos foram testados e estão todos com a mesma vazão, não gotejaram no teste de estanqueidade. As velas foram trocadas recentemente, estão em ótimo estado, sem sinais de carbonização excessiva e nem indícios de óleo sendo queimado junto com o combustível.

Na rodovia, o funcionamento do carro é absolutamente normal, mas o catalizador atingiu temperaturas que para mim foram excessivas, ultrapassando os 950 graus em algumas ocasiões. Na primeira vez que rodamos com o carro mais forte, o cheiro de catalizador ficou presente por um momento, mas não está mais.

Os demais parâmetros para mim estão ok e não acredito que seja nada relativo a queima de óleo, até porque o motor mantém o nível estável. Acredito que a fumaça seja decorrente da sonda estar trabalhando em mistura rica na marcha lenta. Mas como com o carro em movimento, ela trabalha normalmente, inclusive o consumo de combustível é muito bom, gostaria de saber da opinião dos colegas sobre o caso, o que está causando essa fumaça quando aceleramos o veículo após ele ficar na lenta alguns minutos?
enricof18
 
Mensagens: 140

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

Veiculomotor » Seg Dez 03, 2018 09:45

amigo, já tentou tirar a tampa de tucho com o motor funcionando? caso não, tenta e se tiver dificuldade de retirar verifica se tem alguma entrada de ar ou diafragma danificado.... pelos sintomas apresentados é sinal de diafragma.....
Veiculomotor
 
Mensagens: 29

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

enricof18 » Ter Dez 04, 2018 08:32

Amigo, só pra alinhar, o que você diz tampa de tucho seria a tampa de válvulas? Se for eu não fiz esse teste, mas pensando aqui, não teria o mesmo efeito funcionar o motor sem tampa de óleo?

E no caso, porque a sonda fica travada?
enricof18
 
Mensagens: 140

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

SCOPINO » Qua Dez 05, 2018 09:01

está com indicação de excesso mesmo de combustível.
SCOPINO
www.automecanicascopino.com.br
SCOPINO
 
Mensagens: 784
Localização: São Paulo SP

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

SCOPINO » Qua Dez 05, 2018 09:01

veja se consegue trocar os injetores para teste.
SCOPINO
www.automecanicascopino.com.br
SCOPINO
 
Mensagens: 784
Localização: São Paulo SP

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

SCOPINO » Qua Dez 05, 2018 09:03

testes de vazão nestes injetores é difícil ter certeza 100%
SCOPINO
www.automecanicascopino.com.br
SCOPINO
 
Mensagens: 784
Localização: São Paulo SP

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

enricof18 » Qua Dez 05, 2018 07:09

Quanto aos injetores, já foram testados como disse anteriormente e não vimos nada de errado, estão equalizados e não gotejam. Não encontrei o valor de referência em teste para a vazão, mas a vazão apresentada no teste para mim é normal.

Hoje fizemos alguns testes, retiramos o tubo da válvula do canister e do respiro da tampa de válvulas que vão no coletor de admissão e o veículo funcionou da mesma forma, fumaceando como relatado anteriormente, e com o valor da sonda lambda indicando mistura rica.

Retiramos a tampa de válvulas, o diafragma da mesma está intacto.

Após isso desliguei as duas sondas lambda, e para minha confusão no scanner as leituras referentes as duas sondas permaneceram como quando elas estavam ligadas! Pra mim deveriam zerar ou ficar em 0,450V, mas além de ficar como estavam anteriormente, também apresentava o mesmo tipo de variação que apresentava quando as sondas estavam ligadas.

Segue o problema!
enricof18
 
Mensagens: 140

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

silvio ricardo candido » Seg Dez 10, 2018 07:23

com esse sintoma ja peguei varias aqui e retentores dos guias tem que refazer o cabeçote.
SILVINHO
silvio ricardo candido
 
Mensagens: 185
Localização: RUA DR. PAULO MEIRELLES N°120 LAUZANE PAULISTA

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

Valter Viana » Ter Dez 11, 2018 05:11

Ela é turbo ? não está passado óleo pelo eixo ?
Mecanico- Geral
Valter Viana
 
Mensagens: 128

Re: BMW X1 2.0 sDrive18i fumaceando.

enricof18 » Ter Dez 11, 2018 09:15

Não, ela é aspirada.

Fiz corte nos injetores com o scanner, deixando na lenta 5 minutos em corte cada injetor e observando a fumaça. A fumaça é muito menor ou não existe quando um dos bicos é cortado. Lembrando que não solta nada de fumaça na marcha lenta ou mantendo qualquer rotação, é necessário deixar o motor na lenta um tempo, uns 5 minutos pelo menos, e em seguida acelerar, aí sim solta fumaça, que logo para. Quanto mais tempo na lenta, mais fumaça solta.

Todos me falam dos retentores de válvulas e estou relutante quanto a isso pois o motor não baixa nada de óleo, não suja as velas e só solta fumaça se deixar alguns minutos na lenta e depois acelerar, rodando não solta fumaça, deixando na lenta não solta fumaça. Além disso, fazendo o corte nos injetores, hora não solta nada de fumaça, ou solta muito menos que sem o corte nos injetores, e não vejo como isso poderia alterar a quantidade de fumaça se realmente fosse os retentores de válvulas.

Levei os bicos em um colega que possui uma máquina KXTRON, os bicos estão equalizados, e salvo a vazão que não encontrei a informação em nenhum lugar, tudo com os bicos parece estar ok.
enricof18
 
Mensagens: 140