Técnicas - Paulo José de Sousa

Motocicleta flex não reconhece o combustível. Como solucionar o problema?

Conhecer o princípio de funcionamento do sistema, estabelecer uma sequência lógica de diagnóstico, e efetuar as correções adequadas de forma precisa é o melhor caminho para resolver esta situação

Alguns reparadores se deparam com problemas relacionados ao funcionamento da lâmpada “ALC”, presente nas motocicletas “FLEX” ou “MIX”: a moto não reconhece o combustível e tem dificuldades na partida. A primeira ideia quem vem é que o defeito está no sensor de oxigênio, já que no sistema, ele é que identifica qual combustível que está sendo queimado na câmara de combustão do motor. 

Em alguns casos o problema pode até estar relacionado ao sensor, mas o objetivo desta matéria é apresentar outras causas para os problemas citados e tornar o diagnóstico mais simples para o reparador, o estudo do sensor de O2 fica para uma próxima matéria.

Painel da Titan 150 MIX

Falha no reconhecimento do combustível pode estar indicando a necessidade do procedimento de reinicialização do módulo de controle do motor (ECM). Parece difícil, mas não é.

QUANDO  FAZER A REINICIALIZAÇÃO DO ECM?

Como ação preventiva, o procedimento deve ser efetuado sempre que houver algum tipo de reparo no sistema de injeção eletrônica ou a substituição dos seguintes itens:módulo do motor (ECM), sensores,  atuadores etc.. 

Quando o procedimento não é realizado podem ocorrer falhas na identificação do combustível, e o funcionamento das luzes será confuso ou interrompido, ocasionandosintomas de funcionamento irregular do motor.

Como ação corretiva, o procedimento deve ser executado se o sistema já não reconhecer o combustível indicado pelas luzes de alerta do painel da motocicleta, nesta condição cabe uma análise no sensor de oxigênio, veja também se háindicação de defeitos no sistema de injeção por meio de piscadas da luz de alerta (MIL) 

LÓGICA DOS PROGRAMAS DA MISTURA DOS COMBUSTÍVEIS 

O módulo eletrônico (ECM) possui programas exclusivos que preveem a utilização de gasolina, álcool ou a mistura de ambos e comanda o tempo de injeçãoe ignição em função   das  combinações dos combustíveis, são quatro condições: somente gasolina, somente álcool, mais álcool que gasolina ou mais gasolina que álcool na mistura.

luzes “MIX” e “ALC” indicação de mistura de combustíveis álcool e gasolinaReinicializar é selecionar entre os mapas disponíveis no módulo do motor a opção correspondente à gasolina.

No painel da motocicleta ”MIX”há um conjunto de lâmpadas que tem o objetivo de diagnosticar, orientar e alertar  o usuário da motocicleta quanto ao combustível utilizado e a necessidade de colocar mais gasolina no álcool, ou seja,  uma luz “MIX” e uma “ALC”, já na versão “FLEX” há somente uma lâmpada “ALC”, porém a estratégia é a mesma.

Programas da mistura dos combustíveis

A luz “ALC” funciona quando o contato da ignição é ligado e a temperatura está acima dos 15°C, indicando que há mais álcool do que gasolina, porém se a temperatura estiver abaixo da mencionada acima o indicador de concentração de álcoolcomeçará a emitir um alerta em forma de piscadas prevendo que haverá dificuldade nas partidas. 

NÃO inicie a reinicialização antes de verificar os itens abaixo: 

• Luz “ALC” não indica precisamente o percentual de álcool no tanque.

Verifique a quantidade de combustível no reservatório e ande com a motocicleta por alguns quilômetros para o sistema fazer o reconhecimento do combustível, em seguida verifique o funcionamento da luz “ALC”, se o sistema não funcionar corretamente siga os procedimentos abaixo:

Sintomas de falhas no funcionamento das luzes “MIX” ou “”ALC” também podem ter como causa os seguintes itens:

• Defeitos no sensor de oxigênio

• Falhas de contato nos pinos do ECM ou no ECM

• Falhas nos circuitos e conectores 

• Falhas de contato no painel da motocicleta 

• Defeitos na(s)lâmpada(s) de identificação do combustível 

• Condição da bateria

Obs: no histórico de falhas do ECM não pode haver defeito presente ou passado memorizado.

REINICIALIZAÇÃO DO ECM SISTEMA PGM-FI - FLEX E MIX

Antes de iniciar o processo é necessário que a motocicleta esteja abastecida somente com gasolina, pois nesta condição o módulo do motor optará pelo mapa n° 1 da injeção que corresponde à gasolina, a regra vale para a motocicletas: “FLEX”  e “MIX”

Conector de diagnósticos (DLC)

REINICIALIZAÇÃO DO ECM NA MOTOCICLETA FLEX

1. Com o contato (chave) de ignição desligado faça um curto circuito(pode ser um pedaço de fio ou o conector de serviços do fabricante)  nos terminais do conector de diagnósticos (DLC, localizado na lateral esquerda da motocicleta). Cores dos fios: Azul-Verde/Preto (fonte: referência ano 2010)

2. Abra o acelerador totalmente e mantenha a posição aberto, Ligue o contato de ignição.

3. A luz “ALC” irá acender e depois apagar, aguarde 4 segundos e volte o acelerador até a posição totalmente fechado

Curto circuito no DLC (jamper) fios: Azul-Verde/Preto

4. A luz “ALC” irá piscar 3 vezes, note que  a frequência de piscadas ficou mais rápida.

5. Remova o pedaço de fio (jamper) e em seguida instale-onovamente na mesma posição. 

6. Se a luz “ALC” ficar acesa indica que o processo de reinicialização está correto e o módulo do motor (ECM) está no mapa correspondente à gasolina, desligue o contato da motocicleta e monte todas as peças na ordem inversa à desmontagem.

7. Se a luz “ALC” ficar piscando indica que houve falha no processo, não ocorreu a reinicialização. 

8. Repita todo o processo novamente.

Abrindo o acelerador(acelerando)

REINICIALIZAÇÃO DO ECM NA MOTOCICLETA MIX

1. Com o contato (chave) de ignição desligado faça um curto circuito (pode ser um pedaço de fio ou o conector de serviços do fabricante)nos terminais do conector de diagnósticos (DLC, localizado na lateral esquerda da motocicleta).  Azul-Verde/Preto (fonte: referência ano 2010)

2. Abra o acelerador totalmente e mantenha a posição aberto, Ligue o contato de ignição.

3. As luzes “ALC”e “MIX” irão acender,  na sequência  a luz “MIX” irá piscar enquanto  a “ALC” permanece acesa.

4. Aguarde cerca de 2 segundos e volte o acelerador até a posição totalmente fechado, na sequência do processo a luz “ALC” começará a piscar, enquantoa “MIX” irá apagar-se.

5. Remova o pedaço de fio (jamper) e em seguida instale-o novamente na mesma posição.

6. Se as luzes “ALC” e ”MIX” ficarem acesas simultaneamente o processo foi realizado com sucesso e o módulo do motor (ECM) está no mapa correspondente à gasolina, desligue o contato da motocicleta e monte todas as peças na ordem inversa à desmontagem.

7. Se as luzes “ALC” e ”MIX” ficarem piscando indica que houve falha no processo, não ocorreu a reinicialização. 

8. Repita todo o processo novamente.

PROBLEMAS FREQUENTES NO INVERNO

Quando o motor não pega ou demora muito para funcionar em dias frios pode ser um indicador de falha na manutenção preventiva ou um descuido básico na dosagem de gasolina no álcool, indicando que está abaixo do recomendado ou é nulo, o fabricante da motocicleta informa que quando a temperatura ambiente estiver abaixo dos 15°Cpoderá haver dificuldades na partida. Coloque ao menos 3 litros de gasolina no tanque e tente ligar a motocicleta novamente, em dias quentes o problema normalmente não ocorre.

É bom lembrar que os combustíveis devem ser novos e de boa qualidade, do contrário podem ocorrer uma série de dificuldades na partida, funcionamento, marcha lenta ou não irá funcionar. Alguns componentespodem ter danos causados pelo combustível inadequado, ex.: válvulas, sensor de oxigênio, catalisador etc...

PANE SECA: COMO SOLUCIONAR?

De acordo com o manual do proprietário quando houver uma pane seca, ou seja, acabar o combustível do tanque é necessário abastecê-lo com no mínimo 1 litro de gasolina e 1 litro de etanol (álcool) (50% / 50%) antes da partida do motor.

Outro ponto importante é na troca de combustível, se a motocicleta está abastecida somente com gasolina e houver necessidade de abastecer com álcool ou ao contrário, a moto está com álcool e for abastecida com gasolina, os dois exemplos requeremuma utilização da motocicleta por alguns quilômetros após o abastecimento, para que o combustível seja reconhecido e o sistema PGM-FI faça a reprogramação na ECM, só assim as próximas partidas serão facilitadas,  se a motocicleta for estacionada imediatamente após o abastecimento e não der tempo do sistema reconhecer o novo combustível ou percentual da mistura, poderá ocorrer problemas na partida no dia seguinte.

 

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