Notícias
Vídeos

Dicas de manutenção e reparos no sistema de ar-condicionado da Triton CR 3.2 Diesel 2010


Confira aqui os principais pontos a serem considerados para realizar os procedimentos de manutenção e eventuais reparos no sistema de ar-condicionado da picape L200 Triton

Por: Mario Meier Ishiguro - 10 de agosto de 2015

A Mitsubishi L200 TRITON 2010 diesel automática possui um sistema de ar-condicionado com um compressor (fig. 1) VALEO ZEXEL DKS – 15 D com cerca de 150 cm³ de capacidade volumétrica fixa, com 6 pistões e duplo cabeçote. A Mitsubishi recomenda a utilização de óleo ZXL 200PG, que equivale ao óleo PAG 100.

Fig. 1

Por ter um compressor de capacidade volumétrica fixa, o sistema necessita um sensor anticongelamento na saída do evaporador e o motorista percebe os tradicionais “liga e desliga “ do compressor quando o sistema atinge eficiência normal.

A carga de fluido refrigerante R134a recomendada é de 555g, conforme o TAG (fig. 2) no cofre do motor.

Fig. 2

O conector de serviço da linha de alta pressão é de fácil acesso, atrás do farol do lado do passageiro, já o conector de serviço de baixa pressão fica na entrada do compressor, com acesso mais difícil.

O pressostato de segurança de 2 pinos fica em cima do filtro secador (fig. 3), na lateral do condensador.

Fig. 3

Este pressostato impede o funcionamento do compressor por segurança, caso a pressão do fluido refrigerante na linha de alta fique abaixo de 2 bar ou acima dos 30 bar.

Ao ligar o compressor, a ventoinha auxiliar (fig. 4), que fica em frente ao condensador, sempre liga junto em apenas uma velocidade, ela permanece ligada enquanto o compressor estiver acoplado.

Fig. 4

A ventoinha principal, que fica atrás do radiador, é VISCO FAN e aumenta e diminui a sua rotação conforme uma embreagem hidráulica automática em seu corpo. 

O sistema de ventilação (fig. 5) interna vem sem o filtro antipólen, mas é possível “recortar” a caixa e colocar um filtro antipólen (fig. 6), a tampa do alojamento deste filtro pode ser encontrada nas concessionárias. Esta adaptação do filtro antipólen requer a remoção do porta-luvas e carenagens para ter acesso.

Fig. 5 / Fig. 6

Um dos problemas que podem ocorrer neste sistema de ar-condicionado é o vazamento de fluido refrigerante pelo evaporador.

Para trocar o evaporador existem duas possibilidades:

Pode-se retirar todo o painel e a caixa evaporadora (fig. 7) ou não retirar o painel e retirar a caixa de ventilação pelo acesso do porta-luvas.

Fig. 7

Ambas opções são bastante trabalhosas e a mão de obra deve ser bem valorizada!

Quando o evaporador (fig. 8) trabalha sem o filtro antipólen, acumula-se muita sujeira em suas aletas, o que pode até acelerar o processo de corrosão e vazamento no evaporador.

Fig. 8

A retirada do evaporador é pela lateral da caixa evaporadora (fig.9 e 10).

Fig. 9 / Fig. 10

O acesso ao módulo de ventilação interna e ao sensor anticongelamento do evaporador (Fig. 12) fica ao lado do pedal do acelerador. 

Fig. 12

O funcionamento do sistema de ar-condicionado pode ser usado nas funções automática ou manual. Na função automática, o módulo do ar-condicionado (fig.13) se autorregula para manter a temperatura selecionada no botão de temperatura interna da cabine.

Fig. 13

Apesar de ter um sistema que dá pouca manutenção, caso necessário, a maioria das peças é encontrada com certa facilidade nos distribuidores de peças especializados em ar-condicionado automotivo.