Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua jornada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI em Araraquara, Jandira, Sorocaba, Rio Claro, Araçatuba e mais duas instituições


Escolas do estado de São Paulo, no interior, receberam reparadores para as palestras das marcas Elring, Mobil, Snap-on e Schaeffler. Os profissionais da reparação puderam tirar dúvidas, interagir com os palestrantes e aprender

Por: da redação - 18 de julho de 2016

O ciclo de palestras técnicas do Rota do Reparador prosseguiu sua jornada, dando continuidade à segunda etapa com as Escolas Senai de Araraquara, Jandira, Sorocaba, Rio Claro, Araçatuba, Ourinhos e Presidente Prudente. Confira como foram as palestras da Mobil, Sun, Schaeffler e Elring:

 

 

Araraquara

SENAI Araraquara

 

A escola Senai Henrique Lupo, em Araraquara, no interior de São Paulo, recebeu o ciclo de palestras do Rota do Reparador no dia 2 de junho. Contando com a palestra da Schaeffler, mais de 90 profissionais da reparação independente marcaram presença em noite com treinamento e coffee break, certificados e até o sorteio de um tablet. O profissional Alexandre de Souza Azarias, do Centro Automotivo Cartupri, afirmou que foi muito importante participar do treinamento: “deveria ter mais”. Além de ficar satisfeito com as informações apresentadas, o reparador disse que queria ver uma palestra sobre transmissão automática: “gostaria de entender um pouco mais sobre os novos câmbios que estão chegando ao mercado”.

Eder Paulo Ferreira, da Daytona Centro de Reparação Automotiva, além de saber que os eventos fazem falta, afirma: “nós ficamos para trás, frente às concessionárias, com todas as novidades que estão desembarcando no Brasil. Nós precisamos estar atentos e ligados nas informações para poder oferecer o melhor serviço, e só com treinamentos como este é possível realizar um bom trabalho.” O reparador Ednei Roberto de Souza, que trabalha na Tim AutoMecânica, disse: “com certeza participarei das próximas edições do Rota do Reparador e não tenho do que reclamar. Foi interessante!”

 SENAI Jandira

Jandira

  Robson Gonçalves

A Escola Senai Professor Vicente Amato recebeu o Rota do Reparador no dia 7 de junho com as marcas Mobil e Elring. O profissional Felipe Pintos dos Santos, da Autoelétrica J Santos, afirma que o evento foi importante: “agregou muito valor para a minha carreira e com certeza participarei da próxima palestra. E eventos como esses fazem muita falta, nós temos dúvidas e não temos com quem saná-las. Além de termos a possibilidade de trocarmos contatos e fazermos novos amigos”, alerta ele. Santos deixou uma sugestão: “eu gostaria de ver um treinamento sobre sonda lambda, pois os veículos flex dificultam o diagnóstico”.

Paulo Furakava, da Car Center, gostou do Rota do Reparador e participará das próximas edições: “fiquei bastante contente com o que vi hoje, tanto da Elring quanto da Mobil.” Paulo gostaria de ver mais palestras sobre injeção eletrônica: “esses veículos novos no mercado estão cada vez mais tecnológicos e precisamos estar atualizados”, comentou.

Willian Fagundes, dono da AutoMecânica Willian Car, contou: “a gente desenvolve o nosso potencial e melhoramos a qualidade do nosso trabalho”. Sobre as palestras: “nós aprendemos muito sobre óleos lubrificantes, que muitas vezes não recebem a atenção que deveriam. E a lubrificação, para um motor a combustão, é extremamente importante. E eu gostaria de ver informações sobre câmbio automático, que tem evoluído muito e esse conhecimento não está chegando até a oficina independente”, finaliza.

 

 

Victor Albert de A. Martins PereiraSorocaba

 

A Escola Senai Gaspar Ricardo Júnior teve palestra da Snapon, com os aparelhos de diagnóstico da Sun, com o Rota do Reparador também no dia 7 de junho. O reparador Edemilson Rodrigues, da Zun Bosch, disse: “foi fundamental vir a este evento e palestras como esta deveria haver ao menos uma vez por mês e por mais tempo, para que pudéssemos tirar todas as dúvidas com o instrutor.” Já Robson Gonçalves, da AutoMecânica TG4, gostou da continuação da segunda edição do Rota e afirma: “para mim foi excelente, foi completo, não há do que reclamar”.

Victor Albert de Azevedo Martins Pereira conta que a segunda edição do Rota do Reparador tem palestrantes muito bons: “o tempo da palestra poderia ser maior, porque eventos como esse trazem muitas informações técnicas e conhecimento.” Julio Pedroso Mendes, da automecânica Max Car, contou: “fiquei bastante satisfeito com a marca presente. Faltou mais tempo para tirar algumas dúvidas do dia a dia da oficina, apenas isso”, finaliza contente.

 

Rio Claro

 

A Escola Manoel José Ferreira, de Rio Claro, teve palestras minitradas pela Elring, no dia 14 de jnho, pela segunda fase do Rota do Reparador. Kelvin Kapp, conta que houve esclarecimento: “bastante informação nova. Nós temos muitas dúvidas e muitos não fizeram cursos profissionalizantes, tiveram de aprender na ‘raça’. Por isso, o Rota do Reparador é necessário para desfazer mitos. Se todas as palestras continuarem neste mesmo nível, ficaremos extremamente satisfeiros”, garante o jovem reparador.

 O profissional da reparação independente Richard Silva contou que conseguiu tirar as dúvidas com o instrutor da marca e que isso o ajudará no dia a dia da oficina e mais: “a aula ministrada foi explicativa e deve ser sempre divulgada, pois os reparadores são extremamente carentes de informações. Esta foi a primeira vez que participei e tenho certeza que continuarei vindo nas futuras edições.” Washington dos Santos sente falta de treinamentos como os do Rota do Reparador: “sempre que for convidado eu estarei presente!”, garantiu o profissional do aftermarket.

 

Araçatuba

  SENAI Araçatuba

 

Air Diniz Magalhães NetoA Escola Senai de Araçatuba, Duque de Caxias, assim como em Rio Claro, teve palestras da Mobil e Snap-on também no dia 14 de junho. Air Diniz Magalhães Neto contou: “a quantidade e qualidade das informações aqui passadas foi muito importante para a nossa empresa, pois assim conseguimos transmitir mais segurança e prestar melhor serviço para os nossos clientes. Precisamos de mais eventos como este e, por isso, estarei presente nas próximas palestras. O conteúdo explicou sobre as novas tendências em motores e isso é fundamental para os reparadores independentes.”

 

Eletrônica embarcada, segundo Magalhães, é o foco dos reparadores e gostaria de ver um treinamento sobre o tema. Pablo Alves Simentan, da Auto Elétrica Heliar, garante que participará dos próximos treinamentos do Rota do Reparador: “sempre virei, principalmente se for aqui na minha cidade. Essa aproximação com os reparadores, ministrando palestras nas cidades onde moramos e trabalhamos, é elogiável.”

Tiago Oliveira Barbosa da Silva, que trabalha e mora na cidade vizinha de Araçatuba, chamada Birigui, também no interior de São Paulo, fez questão de participar da segunda edição do Rota do Reparador e conferir as palestras da Mobil e Sun. “Aprendi coisas que não imaginava que um dia veria. Estarei aqui sempre que o ciclo de palestras voltar. É fundamental para a nossa evolução como profissionais da reparação, e gostaria de ver um treinamento sobre injeção eletrônica, pois as tecnologias dos propulsores estão cada vez mais desafiadoras e não podemos ficar sem informação”, finalizou.

 

Ourinhos

 

Leandro Vinícius dos SantosO Senai de Ourinhos recebeu o treinamento da Elring, com o Rota do Reparador, no dia 16 de junho. O profissional do aftermarket Adriano Paulino de Souza, da Lubri Center, afirmou: “este tipo de palestra faz falta, por isso estarei aqui no próximo”. Seu colega na Lubri Center, Gilson Antunes de Carvalho, concorda com a visão do amigo e alega: “fiquei 100% satisfeito com o conteúdo apresentado. A partir de agora já aplicarei o conhecimento aqui adquirido nos veículos que eu atender”, relata o reparador. Carvalho deixou uma dica: “eu gostaria de visitar a fábrica da Elring, seria uma experiência inesquecível”, comentou ele.

O profissional Leandro Vinicius dos Santos Reis, da TSL automecânica, falou que ficou muito contente com o conteúdo apresentado e que as marcas que estiveram presentes foram importantes para auxiliar no trabalho que realiza na oficina.

 

presidente prudente

 

Luiz Carlos Manzolli, instrutor da SchaefflerA Escola Senai Santo Paschoal Crepaldi, de Presidente Prudente, recebeu o Rota do Reparador no mesmo dia de Ourinhos, 16 de junho. Lá esteve presente a Schaeffler. Antonio de Melo, reparador, afirmou: “esta palestra não foi importante somente para mim. Quando algum colega de profissão tiver uma dúvida, eu vou poder explicar. Ou seja, nós nos ajudamos e todos saímos ganhando. Somos multiplicadores de informações. Eu já uso a Schaeffler na minha oficina e sempre estarei presente nas próximas edições.” José Marcelo Nakazato, da automecânica Prudente, apresenta outro ponto de vista: “a fabricante pode trazer detalhes que nós não conseguimos com garantia de certeza. Ou seja, é mais confiável do que mídias comuns ou até mesmo palestras de distribuidores. Os instrutores tiram dúvidas e, por ser um produto de primeira linha, é gratificante participar desses treinamentos”.


Luiz Carlos Manzolli, instrutor da Schaeffler, contou: “ministrar uma palestra como esta é muito interessante por podermos trabalhar com profissionais da área automotiva. E também é fundamental dar aulas para os alunos do Senai, pois eles são o futuro da reparação automotiva. Nós temos que saber que devemos escutar o reparador, pois eles manuseiam o nosso produto no dia a dia, e podem nos dar um feedback. Nós, em contrapartida, podemos ensinar como trabalhar com o produto da maneira adequada. Essa troca de experiências é fundamental”, finaliza.

 

O reparador Umberto Aires Lanza relatou: “eu uso essa marca no dia a dia e toda informação é bem-vinda. Sempre virei ao Rota do Reparador.”