Notícias
Vídeos

ZF lança nova transmissão de 6 marchas para veículos comerciais leves


Novo modelo foi desenvolvido na Alemanha com participação direta de diversas áreas da engenharia da ZF do Brasil

Por: Caique Silva - 07 de junho de 2017

A ZF lançou globalmente a nova transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca. Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil. Uma nova linha de montagem foi construída em Sorocaba, interior de São Paulo, exclusivamente para a produção da nova transmissão

De acordo com Sivio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia. Outras montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.