Notícias
Vídeos

ZEN planeja investimentos e tem previsão de crescimento no mercado em 2018


Empresa que já anunciou mais de 100 lançamentos neste ano espera um crescimento de 15% no faturamento total para o próximo ano

Por: Caique Silva - 02 de outubro de 2017

Na reta final do ano, a ZEN demonstra muita satisfação com os números apresentados ao longos dos 10 meses que se passaram e grande expectativa para o próximo ano. Com crescimento de 5% no faturamento comparado ao ano anterior, a projeção da empresa é continuar essa evolução após a estabilização do mercado.

Mesmo com o mercado de reposição estagnado, a empresa, fundada em 1960, vem crescendo mais de 25% nesse segmento. No mercado de peças originais, o aumento na produção foi de 30%, com expectativa de mais 10% no próximo ano.

Do faturamento total da ZEN, 10% do é revertido para futuros investimentos, sendo 5% para pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, o que faz a empresa ter um grande potencial de crescimento no mercado.

Tendo como carro chefe os impulsores de partida, a ZEN é fornecedora das marcas Valeo, Bosch, BorgWarner. No mercado original, a ZEN fornece os seguintes impulsionadores:

 

 

Em seu portfólio, além dos impulsores, a ZEN também fornece polias de roda livre, planetárias, mancais, bobinas de alternador, tensionadores, anéis ABS e seus componentes, com presença em mais de 100 países, exportando diretamente para mais de 60.

“A ZEN está muito presente no mercado original, mas quando o veículo necessita de peça de reposição, possui uma linha completa para atender essa demanda”, afirma o diretor comercial David Catasiner.

Pensando no mercado de reposição e no público reparador, o gerente de vendas, Cesar Nisch analisa a importância do reparador independente para a ZEN: “ele é muito importante, porque é quem toma a decisão e age como um influenciador, claro que orientado pelo distribuidor, mas a decisão é dele.”

Pensando no crescimento e expansão da marca no mercado, a ZEN fornece de duas a três palestras por mês, além do atendimento por telefone pelo 0800 47 1919 e das dicas técnicas, fornecidas em seu site para auxiliar e sanar as dúvidas do reparador independente. “Se ele (reparador) encontrar um produto nosso ou do concorrente no mercado e não tiver o conhecimento técnico, que garanta a qualidade, ele vai escolher por aquele que já conhece”, afirmar Cesar.

Para o futuro, a empresa localizada em Brusque-SC, tem previsto o lançamento de seu novo produto, o Kit de distribuição ZEN, para o início do próximo ano. Como projeto a longo prazo, há um plano de internacionalização, com projetos de fábricas na China e no México para diminuir o custo de exportação e logística.