Notícias
Vídeos

Veículos da GM recebem zero estrelas em testes de segurança


Avaliações feitas pela Latin NCAP apontam a falta de vários itens importantes para a segurança em modelos da marca

Por: da redação - 16 de abril de 2016

A Latin NCAP, entidade que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina, acusa a GM de retirar equipamentos muito importantes para a segurança de veículos destinados a tais mercados, a fim de aumentar as margens de lucro na venda de cada unidade.  Após diversos testes, vários modelos da fabricante apresentaram zero estrelas em proteção para adultos, por não conterem air bags ou controles de estabilidade, mesmo que em outros países esses equipamentos sejam de série nos mesmos veículos. O Chevrolet Sail, carro mais vendido do México com mais de 80 mil unidades comercializadas em 2015, foi o último a ser testado pela entidade. O sedã não conseguiu alcançar nenhuma estrela. O mais surpreendente é que os testes feitos pela Latin NCAP são menos exigentes do que os aplicados na Europa e nos Estados Unidos, o que demonstra grande periculosidade nos modelos da marca.

Em contraponto a isso, um estudo realizado recentemente revelou que 97% dos proprietários de Aveo acreditam estar em condições seguras, o que demonstra a falta de informação dos compradores sobre dados de segurança.

Em resposta às acusações, a GM diz estar investindo US$ 5 bilhões (R$ 20 bilhões) no desenvolvimento de uma nova arquitetura veicular que permita lidar com "as demandas dos consumidores da América Latina e outros mercados crescentes".

No Brasil, o Onix recebeu três estrelas na proteção para adultos, tendo air bags frontais e freios ABS de série (obrigatórios por lei), enquanto o sedã Classic conseguiu apenas uma na versão ainda sem air bags testada pela entidade. Quem se saiu melhor foi o sedã Cruze, com quatro estrelas, o que demonstra melhores condições em relação ao restante da América Latina.