Notícias
Vídeos

Trabalho de pesquisa da Fras-le é reconhecido na SAE International


Iniciativas como esta permitem que a Fras-le ofereça novos materiais de fricção cada vez mais eficientes, seguros e silenciosos.

Por: Da redação - 08 de dezembro de 2015

O trabalho “Avaliação Experimental das Características morfológicas da superfície de pastilhas de freio durante o processo de Stick-slip", do mestre engenheiro Diego Masotti, da Fras-le, recebeu reconhecimento na SAE International, realizado na Carolina do Sul, nos EUA.

Desenvolvido em parceria com o LATRIB (Laboratório de Tribologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o trabalho consiste numa metodologia de detecção de microvibrações geradas no contato entre pastilha e disco de freio e que podem ocasionar ruídos durante a frenagem.

 

A pesquisa é inovadora em várias etapas de seu desenvolvimento: a variável usada para quantificar as microvibrações é inédita e o software de processamento das imagens obtidas no microscópio foi desenvolvido especialmente para este fim. Iniciativas como esta permitem que a Fras-le ofereça novos materiais de fricção cada vez mais eficientes, seguros e silenciosos.