Notícias
Vídeos

Segundo pesquisa, outras montadoras também poluem mais do que os limites europeus


O grupo também avaliou o polêmico motor EA189 da Volkswagen e embora ele emita 4,2 vezes mais poluentes do que o limite, motores de outras o extrapolaram ainda mais.

Por: Da redação - 09 de outubro de 2015

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Leeds, a pedido do governo britânico, a VW não é a única montadora a superar os níveis de emissões de poluentes para motores a diesel. Modelos de BMW, Ford, Mazda e Mercedes-Benz também estão acima do limite de emissões de poluentes dos testes europeus.

"Surpreendentemente descobrimos que até alguns motores da Volkswagen (que causaram todo o escândalo dos motores a diesel) estavam poluindo 35% a menos do que outros veículos de categorias similares, o que nos faz crer que todas as montadoras encontraram uma maneira de burlar os testes", disse James Tate, pesquisador do Instituto de Estudos de Transportes da Universidade de Leeds.

Para este estudo, foram analisado  300 veículos novos a diesel em seis localidades diferentes da Inglaterra e Escócia por 20 dias durante o verão europeu. A conclusão foi que nenhuma das montadoras avaliadas cumpre com as normas de emissões de poluentes Euro 6.

"Descobrimos alguns modelos compactos emitindo mais poluentes do que os ônibus de dois andares utilizados na Inglaterra ou caminhões de 40 toneladas. Trata-se de uma prática bastante lucrativa para elas (montadoras), já que assim é possível vender carros mais potentes pagando menos impostos e obtendo mais lucros", afirmou Tate, que diz ter monitorado as emissões de poluentes de mais de um milhão de veículos a diesel na Inglaterra pelos últimos cinco anos.

Os da Mazda seriam os mais poluentes, emitindo 0,49 grama por quilômetro rodado, mais de seis vezes o limite. Um dos seus modelos, inclusive, teria emitido 1,1 grama por quilômetro, 13,75 vezes acima do limite.

Em seguida vieram o BMW (média de 0,45 grama por quilômetro), a Mercedes-Benz (0,42 grama), a Volkswagen (0,41 grama) e a Audi (0,36 grama).

O grupo também avaliou o polêmico motor EA189 da Volkswagen e embora ele emita 4,2 vezes mais poluentes do que o limite, motores de outras o extrapolaram ainda mais.