Notícias
Vídeos

Saiba como peças desgastadas fazem o carro poluir mais


Conheça a lista de componentes que, quando não trocados no momento certo, prejudicam o catalisador e aumentam a emissão de gases tóxicos

Por: Da Redação - 30 de novembro de 2017

Manter a revisão do veículo em dia vai muito além da segurança e economia. A manutenção preventiva também influencia na quantidade de poluentes emitida por cada carro. Isso porque o desgaste de algumas peças pode prejudicar o catalisador, componente responsável por converter cerca de 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas.

 

Velas, cabos e bobinas de ignição, além de sensores de rotação, polia, chicotes elétricos e conectores com problemas permitem a passagem de combustível não queimado até escapamento, causando o derretimento do catalisador.

No caso do sistema de injeção, o cuidado deve ser com bicos injetores, bomba de combustível, reguladores de pressão e sensores. A falta de combustível pode causar a oxidação dos metais preciosos presentes no catalisador, enquanto o excesso do mesmo prejudica a camada catalítica da peça. Filtros de ar entupidos e juntas do escapamento desgastadas também são prejudiciais.

Além do cuidado com a revisão periódica e manutenção das peças, é importante ter atenção com a utilização de fluídos e aditivos não especificados pelas fabricantes de veículos e com a qualidade de combustíveis.