Notícias
Vídeos

Pesquisa aponta queda em produção de veículos em janeiro


Segundo Anfavea os licenciamentos diminuíram, mas exportações tiveram aumento

Por: Da redação - 10 de fevereiro de 2016

A produção de veículos teve queda de 19,3% em janeiro, um número bem inferior ao referente ao mesmo período no ano passado.

Um relatório divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que em janeiro foram produzidos 145,1 mil veículos leves, caminhões e ônibus enquanto em 2015, esse número foi 205,3 mil. 

As vendas também diminuíram em comparação ao ano anterior, marcando 155,3 mil unidades licenciadas no inicio de 2016. Isso registra uma queda de 38,8% se compararmos com dezembro de 2015, quando 227,8 mil exemplares foram vendidos no Brasil. 

O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, afirma que a queda já era esperada. Ele diz que os estoques do início do ano passado continham muitos veículos com a taxa antiga, impulsionando as vendas naquele período e ressalta que o primeiro trimestre de 2016 será desafiador por causa do contexto macroeconômico.

A área de exportação foi uma das poucas que teve alta neste ano. Ela teve um crescimento de 37,1% e as vendas registraram um número de 22,3 mil unidades. Contudo, em relação ao ano passado ainda houve uma queda de 51,7%.

O número de empregos no setor acompanha o cenário geral fechando janeiro em queda de 10,2% e 129,4 mil vagas. Entretanto, de dezembro para cá a queda foi de apenas 0,3%, o que representa um número baixo. No balanço divulgado em janeiro, a Anfavea projetou um leve aumento produção para esse ano e crescimento das exportações. As empresas tem feito um grande esforço para expandir os negócios externos por causa do cambio favorável. Segundo a entidade, porém, o número de licenciamentos deve registrar queda de 7,5%.