Notícias
Vídeos

Novas regras para reduzir distração de motoristas por smartphones foram divulgadas


Agência americana emitiu novas normas para evitar acidentes

Por: da redação - 26 de novembro de 2016

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) anunciou  novas normas para evitar distrações ao volante devido ao uso de smartphones. As especificações visam as grandes empresas do segmento como Apple e Google, que terão que otimizar o emaparelhamento de seus dispositivos com o sistema dos veículos.

A entidade americana ainda deseja que algumas funções dos aparelhos, como envio de mensagens de texto e acesso às mídias sociais, sejam bloqueadas e que exista um "modo driver" para estas ações e sistemas integrados de telefonia e navegação para que o condutor não se distraia. 

No ano de 2013, a NHTSA aumentou a exigência sobre dispositivos que atrapalham os motoristas e as gigantes da tecnologia investiram nos apps Apple Car Play e Google Android Auto, que são integrados em grande parte dos veículos vendidos nos Estados Unidos. 

Em 2015, o país de Donald Trump registrou 35.092 mortes no trânsito, 3.477 delas foram atribuídas à falta de atenção do condutor. O número foi  9% maior que em 2014. No mesmo ano, 16% dos 5,6 milhões de acidentes registrados no país são relacionados com a distração ao volante.