Notícias
Vídeos

No Mês da Manutenção Preventiva, Nakata apresenta dicas sobre cuidados com amortecedores, juntas homocinéticas e semineixos


Evitar carga excessiva, prevenção e modo de condução do veículo com cautela ajudam a garantir as boas condições desses componentes

Por: Da Redação - 18 de junho de 2018

O Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis, comemorado em junho, que antecede as férias escolares, criado por meio de projeto de lei municipal 14.274 na cidade de São Paulo, em março de 2007, tem como finalidade chamar a atenção dos motoristas sobre os cuidados necessários para manter o veículo em boas condições de uso, garantindo, assim, mais segurança no trânsito. Por isso, a Nakata apresenta dicas de manutenção do amortecedor, junta homocinética e semieixo.

 Segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, os motoristas devem ficar atentos a alguns fatores que podem comprometer a durabilidade de diversas peças do automóvel. “Circular com o veículo por ruas esburacadas, em lombadas ou valetas em alta velocidade e transportar carga excessiva interferem na vida útil dos componentes da suspensão, entre eles, os amortecedores”, adverte Silva, explicando que o correto é passar pela lombada em baixa velocidade e com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente a pavimentação. A falta de alinhamento e balanceamento nas rodas e o descuido com a manutenção preventiva também influenciam na durabilidade dos amortecedores.

 Também no caso da junta homocinética, alguns hábitos ajudam a reduzir a sua vida útil. “Trancos em arrancadas, excesso de torque na porca de fixação ao cubo, excesso de carga e veículo desalinhado podem provocar desgaste prematuro da junta homocinética”, comenta Silva.

“Choques, trancos e cargas excessivas ainda podem provocar comprometimento dos semieixos”, ressalta o gerente. Caso seja necessário substituir o semieixo, é aconselhável usar produto com padrão de qualidade e tecnologia original, garantindo assim melhor desempenho e baixo nível de vibração.
 Fabricante participa de ações voltadas à conscientização da manutenção preventiva - Com o intuito de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, a Nakata apoia o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, criado em 2008, que visa mostrar os benefícios da manutenção preventiva para os motoristas. Programa que, desde 2015, conta com o aplicativo Carro 100% que facilita a checagem de vários itens do veículo.
Em outra iniciativa, a fabricante também faz avaliação gratuita de amortecedores no Nakata Auto Stop, ação promovida em oficinas e centros automotivos de diversas regiões do País.