Pitstop - Da Redação

Nakata dobra a produtividade de amortecedores com automatização

Empresa investe em gestão Lean de manufatura e automação na fábrica, localizada em Diadema-SP

As medidas adotadas pela Nakata elevaram o índice de eficiência, além dos processos automatizados terem aumentado a produtividade e segurança dos colaboradores nas operações.

A fabricante de sistemas de suspensão, freio, transmissão e direção, automatizou o processo de solda na produção dos amortecedores na fábrica de Diadema-SP. Com a automatização desta etapa de fabricação, a produtividade dobrou, além de garantir mais segurança na operação.

Desde o início do ano, quando foi implantada a metodologia do Sistema Nakata de Produção (Lean Manufacturing), a fábrica melhorou a eficiência e produtividade em mais de 10%, aumento que o gerente da planta, Carlos Moura, responsável pelas operações da fábrica, esperava alcançar somente no final de 2017.

O investimento em melhorias de ergonomia e automatização deve continuar nos próximos anos, visando aprimoramento em segurança, qualidade e produtividade. “O Sistema Nakata de Produção prevê melhorias contínuas, com implementação de processos e sistemas na busca de eficiência e redução de custos. Avaliamos continuamente os processos da área produtiva para torná-la cada vez mais eficaz e competitiva para atender a demanda de mercado”, conta.

Com certificação SGI – Sistema de Gestão Integrado que inclui: ISO9001 – Gestão de Qualidade, ISO14001- Gestão de Meio Ambiente, OHSAS18001- Gestão de Saúde e Segurança, a planta também eliminou por completo resíduos sólidos adotando sistema de nanotecnologia para pintura das peças, entre outras práticas sustentáveis que também foram aplicadas.

comentários
Avaliar:

Comentários