Notícias
Vídeos

Nakata atenta para cuidados na substituição de barras de direção


Peça pode sofrer com o desgaste do tempo e colocar a segurança em risco

Por: Da Redação - 18 de março de 2017

A barra de direção é um componente de segurança de automóveis, caminhões e ônibus e deve conter certificação do INMETRO. Com isso, é possível ter garantia de que o produto dispões de todos os quesitos técnicos de qualidade.

Esta barra necessita estar em boas condições para proporcionar uma condução segura ao motorista e passageiros. Com o tempo, problemas como desgastes que provocam folga na direção e rompimentos que interferem na dirigibilidade podem ocorrer, por isso, inspeções na peça devem ser realizadas de acordo com o que o indica o fabricante.

 

A recomendação da Nakata, fabricante de autopeças consagrada do segmento, é de que o condutor opte por fazer a troca por um produto novo e que realize o procedimento em um estabelecimento de sua confiança.

 

Desde 2014, o item é homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), portanto, quando substituir a peça, certifique-se de que ela possui a marca do órgão. “Qualquer empresa que for fabricá-la deve ter a certificação do instituto. Ao substituir uma barra de direção verifique se  a peça possui o selo do Inmetro  para ter certeza da conformidade e origem do  produto”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços.