Notícias
Vídeos

Manutenção adequada do ar-condicionado é essencial para o bem-estar dos ocupantes do veículo


A má manutenção do ar-condicionado pode provocar, além de mau cheiro no veículo, doenças no sistema respiratório.

Por: Da Redação - 10 de fevereiro de 2015

O ar-condicionado é, sem dúvidas, um grande conforto nos dias atuais. Com o calor intenso do verão, o equipamento auxilia também na visibilidade em dias chuvosos já que desumidifica o ar, evitando o embaçamento dos vidros, bem como trazer mais segurança, uma vez que os vidros são mantidos fechados.

No entanto, é preciso alguns cuidados com a manutenção do ar-condicionado. “O filtro de cabine, conhecido como filtro ar-condicionado, filtra as impurezas do ar atmosférico, prevenindo alergias nos ocupantes do veículo, por isso é fundamental efetuar a manutenção, de acordo com as recomendações do fabricante ou quando apresentar alguma avaria”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais.

Quando saturado, o filtro de cabine, além de impedir que o ar circule adequadamente no habitáculo do carro, pode prejudicar a saúde do motorista e dos passageiros. A recomendação é fazer o serviço de higienização e a substituição do filtro de cabine, segundo o fabricante e, caso o veículo circule por estradas de terra, é preciso redobrar a atenção com a manutenção.