Notícias
Vídeos

Johnson Controls atenta para necessidade de revisar a bateria dos veículos antes de sair para viajar


Ligar e desligar o motor sucessivamente em períodos curtos ou deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o motor desligado são hábitos que podem reduzir significativamente a vida útil da bateria

Por: Da redação - 07 de janeiro de 2016

Antes de viajar, é fundamental incluir a bateria no check list de revisão do automóvel. Esse é o alerta de Marcos Randazzo, engenheiro de aplicação da Johnson Controls, fabricante dos produtos da Heliar. “O aconselhável é que a revisão da bateria aconteça a cada seis meses. Porém, muitas pessoas só se lembram de que ela existe quando surge um problema”, explica.

É necessário dar atenção ao alternador, peça-chave no sistema elétrico do veículo, responsável pelo abastecimento dos componentes eletrônicos quando o motor está em funcionamento. “Em geral, a revisão demora cerca de 10 minutos, que podem salvar o motorista de muitos transtornos durante os trajetos”, aponta Randazzo.

Ainda de acordo com Randazzo, é importante que a revisão da bateria seja realizada por profissionais especializados, que estejam atentos a quatro checagens: Funcionamento, Visual, Nível da água e Fixação.

 

Ligar e desligar o motor sucessivamente em períodos curtos ou deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o motor desligado são hábitos que podem reduzir significativamente a vida útil da bateria. A instalação de acessórios que não são originais de fábrica ou não estavam previstos para o veículo, também podem resultar em problemas. A redução da vida útil pode ser causada por defeitos como: Sobrecarga (quando a bateria está recebendo uma quantidade de energia superior a que ela é capaz de suportar); Subcarga (quando o alternador não está enviando a quantidade necessária de energia); Fuga de corrente (quando o veículo consome carga mesmo desligado); Desequilíbrio elétrico (quando o alternador não consegue suprir a necessidade de energia demandada).