Notícias
Vídeos

GM e Honda fazem parceria para fabricar pilhas a combustível


Tecnologia verde irá integrar os futuros modelos de ambas

Por: Da Redação - 01 de fevereiro de 2017

A Honda, empresa japonesa que é destaque na fabricação de veículos que oferecem tecnologia de pilhas a combustível de hidrogênio, e a General Motors, divulgaram uma parceria que promete ampliar inovações como estas. Serão investidos U$ 85 milhões na fabricação de uma joint venture, que irá fabricar estas pilhas em Michigan (EUA). Os componentes serão implantados nos futuros carros das marcas.

Nomeado Fuel Cell System Manufacturing LLC (FGSM) a empreitada vai utilizar como base a fábrica de baterias da GM na cidade de Brownstown, Michigan, e iniciará o procedimento de fabricação de pilhas à combustível em 2020. As empresas acreditam que o negócio irá empregar cerca de 100 pessoas.

Este acordo entre Honda e GM vem sendo discutido desde 2013. Porém, a pioneira ao trazer esta eco-tecnologia para o mercado foi a gigante japonesa. Lançando o FCX alimentado a hidrogênio no ano de 2002, evoluiu em 2008 para o Clarity, que chegou aos Estados Unidos recentemente, mas não está sendo comercializado. O primeiro modelo com pilhas a combustível à venda é o Toyota Mirai.

Já a GM, está testando pilhas a combustível de hidrogênio em parceria com as Forças Armadas Americanas. Um exemplo disso foi a criação de um drone submarino FCEV para ser averiguado pela Marinha e também a construção de uma picape Colorado a hidrogênio que será utilizada pelo Exército. A marca indica que um carro de pilha a combustível está disponível para o consumidor final por volta de 2020.